O PROFESSOR JOÃO MARIA DE LIMA E A PALAVRA DO DIA.

PALAVRA DO DIA

O Ministério Público do Rio ofereceu denúncia nesta terça-feira contra os policiais militares presos preventivamente pela suspeita de omissão no caso da morte do coordenador do AfroReggae. O capitão Denis Leonard Nogueira Bizarro e o cabo Marcos de Oliveira Salles foram acusados dos crimes de prevaricação (uso de função pública para obter vantagens) e furto qualificado. (Folha Online, 17/11/09)

PREVARICAÇÃO

A palavra prevaricação vem do latim e significa, segundo o iDicionário Aulete, ação ou efeito de prevaricar; ERRO; FALTA; INFRAÇÃO; crime praticado por funcionário público quando, no exercício de suas funções, procrastina, deixa de executar atribuições sob sua responsabilidade ou as executa contra determinações legais, objetivando a satisfação de interesses pessoais’, ou, ainda, por extensão, ‘infidelidade conjugal; ADULTÉRIO’.

No texto acima, o significado de crime praticado por funcionário público quando, no exercício de suas funções, procrastina, deixa de executar atribuições sob sua responsabilidade, objetivando a satisfação de interesses pessoais encaixa-se por inteiro naquele terrível episódio.


Veja dicas de português, diariamente, em O Jornal de Hoje, na coluna Desenrolando a língua.

Palavra do dia: ampliação do vocabulário livre, gratuita e interativa. A palavra é nossa!

Você pode encontrar a “Palavra do dia” também pelo Twitter do professor João Maria: www.twitter.com/joaomariadelima

Gostaria de sugerir uma palavra? Envie um e-mail para [email protected]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo