O PROFESSOR JOÃO MARIA DE LIMA E A PALAVRA DO DIA.

Todos os dias, lemos aquele aviso na porta dos elevadores:

“Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra-se parado neste andar”.

Certo? Não: há vários problemas no texto em questão.

Em primeiro lugar, nunca se deve escrever “verifique se o mesmo”, mas sim “verifique se ele”, porque a palavra MESMO não é pronome pessoal e não deve ser usada como tal.

“Mesmo” é pronome demonstrativo: a mesma pessoa, os mesmos funcionários ou, como na canção: “A mesma praça, o mesmo banco, as mesmas flores, o mesmo jardim”. Tem função pronominal em frases como “deu no mesmo”. Mas não é correto dizer “falei com o professor; espero que o mesmo reveja a minha nota” (deve ser: espero que ele reveja …).

Em segundo lugar, não se escreve “verifique se ele (ou verifique se o mesmo) encontra-se parado”. A melhor redação, no caso, é: verifique se ele está parado neste andar.

Não se deve abusar do “encontra-se” (encontra-se parado, encontra-se presente), porque é melhor dizer “está parado”, “está presente”, o que evita construções absurdas como “encontra-se ausente”, “encontra-se desaparecido” (use sempre “está ausente”, “está desaparecido”).

Em resumo, em bom português, o texto correto seria assim: “Antes de entrar no elevador, verifique se ele está parado neste andar”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo