ADI DO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES SERÁ COLOCADA EM VOTAÇÃO.

Presidente do STF garante que colocará a ADI do Piso em votação até a próxima semana

O presidente do STF, ministro Cezar Peluso, garantiu hoje aos deputados da Frente Parlamentar pelo Pagamento do Piso Salarial do Magistério que a ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 4167/08 será votada até quinta-feira da próxima semana. “Foi uma reunião muito proveitosa e estamos esperançosos de que o Supremo será sensível à questão e que decida em favor dos professores”, afirmou a deputada federal Fátima Bezerra, coordenadora da Frente e articuladora da reunião entre os deputados e o ministro Cezar Peluso.

Mais de 20 parlamentares, de diversos partidos, participaram do encontro, o que mostra o compromisso da Câmara dos Deputados com a educação. “A lei 11.738/08 foi votada por unanimidade pelos deputados e, infelizmente, não está sendo obedecida. É preciso que a ADI 4167 seja votada para que a lei seja respeitada”, argumentou Fátima Bezerra.

A reunião entre os deputados e o ministro Cezar Peluzo foi acompanhada pelo presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, professor Roberto Leão, que agradeceu o empenho da Frente pela votação da ADI. “O apoio da Frente Parlamentar pelo Pagamento do Piso Salarial do Magistério e, especialmente, da deputada Fátima Bezerra, está sendo determinante para que possamos resolver essa questão”, afirmou.

Histórico

A ADI 4167 foi impetrada em outubro de 2008 pelos então governadores do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará ajuizaram a ADI questionando a legalidade do piso. Em dezembro do mesmo ano, o plenário do STF reconheceu a constitucionalidade do piso, mas suspendeu dois dispositivos da lei. Uma das regras suspensas é a que concede ao professor o direito de usar um terço da carga horária para atividades extraclasse. A outra estabelece que o piso será o vencimento básico do professor, sem contar vantagens ou gratificações.

2 responses to “ADI DO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES SERÁ COLOCADA EM VOTAÇÃO.

  1. Infelizmente a educação, que é a base para o futuro de um país, não está sendo tratada com respeito pelos governantes. Não se trata apenas de salários dignos, mas também de uma estrutura melhor para a educação, com treinamentos, incentivos, segurança, material didático de qualidade, e por aí vai. O Brasil só será um país de primeiro mundo quando for dado o devido valor a educação

  2. Eis uma oportunidade dos Senhores do STF mostrar que realmente valorizam a educação. Essa conversa de valorizar educação sem dar condições digna ao profissional educador é mera conversa. Um dos principais ítens é um salário digno. Em Pernambuco faz vergonha o salario pago ao professor pós graduado e com mais de dez anos de serviço. MUDEM ESSA SITUAÇÃO SENHORES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. EIS A CHANCE DE MOSTRAR AO BRASIL QUE OS SENHORES NÃO FAZEM CONCHAVO POLÍTICO. APROVEM O PISO NA ÍNTEGRA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo