MANTER A CIDADE LIMPA DEVE SER COMPROMISSO DE TODOS.

A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, bem intencionada, acredito, retirou todos os coletores de lixo do centro da cidade, alegando que os depósitos tornavam a cidade feia. O grande problema é que sem os coletores de lixo, a população ficou sem alternativa para descartar o material, mesmo nos dias de coleta, divulgados pela municipalidade.

Com os depósitos ou “tambores de lixo”, os sacos ficavam protegidos das chuvas e de animais, evitando quando rasgados, escorrerem nos esgotos como é o caso da foto acima.

Até em locais onde funcionam atividades escolares, como mostra a foto, os coletores foram retirados. Locais como unidades escolares, bem que a Prefeitura poderia colocar coletores com indicação de coleta seletiva, contribuindo para a educação dos pequenos educandos.

Cidade com temperatura elevada, São José de Mipibu favorece o consumo diário do coco verde, deixando o usuário sem alternativa para descartar o fruto após o seu uso. Isso sim, torna feia a cidade, chama atenção dos visitantes e mostra o quanto ainda temos que aprender.

Na principal praça da cidade, os pedestres precisam desviar dos amontoados de lixo, descartados de qualquer maneira.

Sem qualquer alternativa, o descarte é feito de toda maneira.

A vista grossa feita aos terrenos baldios no centro da cidade, é coisa de um passado muito distante, que ainda é realidade em São José de Mipibu.

O  BOM EXEMPLO

 

Na cidade de Vera Cruz, a informação foi o primeiro passo dado.

O cuidado e a manutenção diária faz a diferença em qualquer lugar.

Nas praças, a exposição de coletores educativos faz toda diferença.

Tambores colocados e retirados diariamente, evitam que os lixos sejam postos nas calçadas e praças de qualquer maneira e em sacos sem qualquer padronização de qualidade ou efeito visual.

 

Para manter uma cidade limpa, a cooperação tem que ser mútua, ou seja,o povo e os gestores, mas para que tudo isso ocorra de forma perfeita e satisfatória, a imposição e o radicalismo são as últimas armas utilizadas. Não é a “falta de educação do povo”, que provoca o desgoverno, o que provoca o desmando é a insensibilidade e falta de comunicação.

São José de Mipibu é uma cidade onde as pessoas são pacíficas e acolhedoras. A frente do executivo está uma legítima mipibuense, que se compromoteu em fazer o melhor para todos, e é nisso que todos acreditamos.

O BEM ESTAR DE TODOS É RESPONSABILIDADE DE CADA UM

 

 

2 responses to “MANTER A CIDADE LIMPA DEVE SER COMPROMISSO DE TODOS.

  1. Não acho que devemos comparar nossa cidade com uma outra que é basicamente muito pequena, e tem poucos habitantes, São José tem bem mais pessoas que não são conscientes do que estão fazendo. Lá é menor e é bem mais simples de se manter o controle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo