A COBRANÇA. 2ª PARTE // A DISPUTA: 3ª PARTE.

 Após o término da cobrança por parte do IRTDPJ/RN, um fato ainda mais nebuloso e fraudelento se seguiu.

O próprio Detran passou a realizar o serviço de registro dos veículos com financiamento, através de uma empresa terceirizada. A Planet Bussiness, com participação ativa de George Olímpio, ficou responsável pelo negócio.

Em um intervalo de oito meses – entre dezembro de 2010 e julho de 2011 – a empresa lucrou R$ 10 milhões.

Os promotores de Justiça confirmaram o preço abusivo cobrado da população: entre R$ 130 e R$ 800. De acordo com informações do MP, no negócio da Planet Bussiness cerca de 80% do faturamento era considerado lucro.

O MP apontou uma série de ações fraudulentas que acobertaram a contratação da Planet Bussiness, assinada pelo então governador Iberê Ferreira de Souza.

O contrato emergencial foi celebrado antes mesmo de ser definido qual o espaço que a nova empresa de Olímpio iria ocupar.  A Central de Registro de Contratos hoje é administrada pela Planet.

A DISPUTA: 3ª PARTE.

“Todo o processo que envolveu a inspeção veicular ambiental foi corrompido pela organização criminosa”. A frase é do procurador-geral de Justiça, Manoel Onofre Neto.  Ele afirma e a investigação aponta.

Segundo o Ministério Público, até mesmo o decreto que regulamenta a lei da inspeção veicular no Rio Grande do Norte foi elaborada e revisada por empresários envolvidos no esquema.

O processo relata troca de e-mails entre os empresário em que são anexados a minuta do decreto que regulamentou a lei estadual. A partir daí, as irregularidades seguiram.

A licitação para a escolha da empresa foi totalmente manipulada pelos que veriam a ser os vencedores da concorrência: o Consórcio Inspar.Os próprios empresários do consórcio, conforme a investigação, chegaram a elaborar a impugnação de outras empresas que concorriam para a inspeção veicular.

Foi constatado ainda que outros empresários em São Paulo e no Rio de Janeiro receberam dinheiro para não disputar a licitação no Rio Grande do Norte.

Após a suspensão da licitação atual – ocorrida em fevereiro deste ano –  o trabalho dos empresários foi intenso na tentativa de deixar acertado novas negociatas para contratos na gestão Rosalba.

Contatos com o vice-governador Robinson Faria e o atual diretor do Detran/RN,  Érico Ferreira,  foram realizados para consultar a disponibilidade de um negócio.

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