Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim festejou dia de São José

Assim como em todas as Igrejas católicas do Brasil, a Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim em São José de Mipibu, vivenciou com missa e procissão, nesta segunda-feira (19) as festividades do dia de São José.

 Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo.

A Matrz de Sant’Ana e São Joaquim ficou lotada pelos fiéis, devotos de São José.

“Para os agricultores, além da fé em São José, a data é tida como um limite para aqueles que esperam pelo inverno e, assim, começar o plantio de cereais. Se não chover até essa data, o camponês entende isso como um sinal de que o ano será de seca.”

Inicialmente ocorreu a santa missa, celebrada pelo Pe. Matias Soares, seguida da procissão.

São José: No Evangelho de São Mateus vemos como foi dramático para esse grande homem de Deus acolher, misteriosa, dócil e obedientemente, a mais suprema das escolhas: ser pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Messias, o Salvador do mundo.

“Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa” (Mt 1,24).

 Após a missa o registro  dos menbros da Irmamdade de São José.

Homens fiéis e devotos de São José se posicionaram para dar início a procissão.

São José assumiu a missão de acompanhar e proteger sua esposa, Maria e seu filho adotivo, Jesus. É o homem justo e fiel que Deus pôs como guarda de sua casa.

São José é o padroeiro da Igreja, protetor de todas as famílias e modelo dos operários”

Visivelmente satisfeito, Pe. Matias encerrou as festividades agradecendo e abençoando  a presença de todos.

 Após a missa e  procissão foi realizado na frente da matriz de Sant’Ana e São Joaquim um animado e concorrido leilão, com um sabor bem genuíno, típico  das cidades do interior.

O leilão foi brilhantemente conduzido pelo  nosso amigo  Amauri Freire, que se revelou  com grande desenvoltura na mais nova vocação, prendendo a atenção de todos os presentes.

Registramos mais uma vez a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Kerinho, participando das festividades ao lado de amigos.

O amigo José Ivan Barreto também esteve presente participando e arrematando.

Havia uma alegria e satisfação dos fiéis no momento de arrematar as prendas apresentadas.

O comerciante Joinha pegando carona nos lances do vereador Kerinho, foi  muito beneficiado.

De forma muito salutar e atendendo a todos os gostos, os prêmios foram sendo arrematados no decorrer da noite com direito a cadeiras para os fiéis.

Os produtos oferecidos foram doados pelos fiéis, diversificando como manda a tradição, com galinhas, bolos, cachos de banana entre outros.

 E assim foi mais um dia de festividade dedicado a São José pelos fiés mipibuenses, mantendo a tradição pela fé e religiosodade.

One response to “Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim festejou dia de São José

  1. Prezados Daltro e Ilma, obrigado pela bela postagem dum momento tão especial da vida da nossa paróquia e da Igreja. Sem dúvida, “a marca peculiar da cultura do povo mipibuense é a sua religiosidade”. Viva são José! Viva A Igreja! Viva Cristo e Viva todos nós!

    Do amigo,

    Pe. Matias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo