Deputado Fábio Dantas recepciona estudantes de São José de Mipibu

Primeiro a visita técnica à Assembleia Legislativa, depois a aula-passeio no Rio Potengi, a bordo do barco catamarã Chama Maré, concluindo a programação ao cair da tarde. Para os alunos do 3º ano da Escola Professor Francisco Barbosa, de São José de Mipibu, esta sexta-feira (3) foi especial, um dia para aliar novos conhecimentos à diversão e turismo ecológico.

Para muitos, foi a primeira viagem à capital. A tarefa incluiu aulas sobre Cidadania, História, Turismo e Biologia: “Adorei a programação, a gente conheceu o funcionamento da Assembleia, como são criados os projetos de lei que são votados e como isso tem a ver com a nossa vida. Me senti bastante privilegiada, por também ter uma oportunidade como essa, de ver pela primeira vez a beleza do rio Potengi”, disse Rafaela Florêncio, 16 anos.
Um dos pontos que o estudante Felipe Fernandes, 16, destacou, foi o projeto Parlamento Jovem, que está em sua segunda edição, onde alunos das redes pública e particular de ensino são escolhidos pelos colegas para desempenhar um mandato. No projeto que incentiva a participação do jovem estudante no exercício da cidadania os parlamentares jovens são eleitos para um mandato de dois anos: “Esse projeto é uma forma da Assembleia mostrar que acredita no potencial e no trabalho dos jovens”, disse Felipe.
Já a sua colega, Josivânia Aguiar, 16, despertou para a importância do primeiro voto e de se votar consciente: “Voto não é brincadeira, temos que prestar bem atenção na hora de escolher”. O grupo de aproximadamente 50 estudantes estava acompanhado de alguns professores e foi recepcionado no Parlamento pelo deputado Fábio Dantas (PHS). Eles fizeram um tour pela sede do Legislativo, conheceram o Plenário e receberam explanações sobre o papel dos parlamentares na proposição de projetos e leis, a tramitação e o papel de fiscalizador do Executivo. No plenarinho eles assistiram a um vídeo produzido pela TV Assembleia com uma reportagem especial sobre o Parlamento Jovem.
“Esse projeto tem uma boa dimensão e os alunos sempre tem uma ótima receptividade. É também uma forma de aproximar ainda mais a Assembleia da população”, disse o deputado Fábio Dantas.
No Chama Maré a aula-passeio dessa sexta-feira foi ministrada pela professora Ana Neri Justino: “Hoje eles vão ganhar novos conhecimentos em educação ambiental e patrimonial e ainda ter aulas sobre história e a situação em que o nosso estuário se encontra. O rio Potengi permanece vivo e aqui temos muito o que aprender e ensinar”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo