Sesap promove semana de acolhimento para médicos estrangeiros

Reunião do Mais Médicos - Elisa Elsie (7)

Foto: Elisa Elsie

Os 18 médicos estrangeiros do Programa Mais Médicos que vão atuar nas unidades básicas de saúde do Estado iniciaram nesta segunda-feira (16) a semana de acolhimento, que irá acontecer até sexta-feira (20). As atividades serão realizadas no Hotel Praiamar, em Ponta Negra. A previsão é de que no dia 23 eles comecem o trabalho nas unidades básicas de saúde dos municípios.

As atividades de acolhimento estão sendo promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Ministério da Saúde, com o objetivo de repassar aos médicos conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as especificidades da realidade do local onde irão atuar.

Os municípios de Natal, Ceará-Mirim, Macaíba, Riacho de Santana, São Miguel, São Tomé, São Miguel do Gostoso e Touros irão receber os profissionais estrangeiros.  Dos 18 médicos que irão atuar a partir do próximo dia 23, há dois espanhóis, seis brasileiros com formação em outros países (Espanha, Argentina e Rússia), um boliviano com atuação na Espanha, sete cubanos, um italiano e um ucraniano com atuação em Portugal.

Os profissionais chegaram a Natal na manhã do último domingo (15) e foram recepcionados por representantes da Sesap, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e do Ministério da Saúde.

No primeiro dia de acolhimento, foi promovida uma roda de conversas para apresentação e intercâmbio de experiências. Os participantes puderam falar sobre a atuação nos países de origem e as diferentes experiências em saúde da família vivenciadas em outras realidades. “Este momento foi uma oportunidade para cada um relatar um pouco de suas experiências e expectativas em relação ao Programa”, disse Uiacy Alencar, técnica da Sesap e coordenadora do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab) no Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo