SÃO JOSÉ DE MIPIBU – PREFEITURA REALIZA O “I ORGULHO NORDESTINO”

x

A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, através da Secretaria Municipal de Cultura promoveu na noite do sábado(22), no centro da cidade, o I Orgulho Nordestino, evento sociocultural que teve o objetivo de despertar no cidadão mipibuense o interesse pela cultura regional com destaque para as danças folclóricas, literatura de cordel e arte cênica.

x

O jornalista e cineasta José Gonçalves, incentivador do Projeto Ponto de Cultura, discorreu sobre a origem do bambelô como sendo uma dança de roda do tipo batuque ou samba, dançado ao som de instrumentos de percussão feitos primitivamente de tronco de árvores.

Ainda segundo Gonçalves a dança consiste em se formar um círculo, onde um ou dois figurantes entram para o centro e, cantando e dançando com agilidade animam os observadores. A substituição do figurante no meio da roda é feito por por uma reverência com a cabeça ou batida de pé diante da pessoa escolhida.

x

O evento que foi um verdadeiro sucesso foi capitaneado pela secretária Kélia Serafim e assessores dos órgãos de Comunicação e Cultura do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo