Forte terremoto no Nepal e na Índia deixa mortos

xterremoto-nepal

Foto: Prakash Mathema / AFP

Um forte terremoto de magnitude 7,8 estremeceu neste sábado (25) o Nepal, deixando cerca de 1,34 mil mortos, segundo a agência Reuters.

A força do terremoto foi sentida também em Bangladesh, Índia,China, Paquistão e no Monte Everest, onde uma avalanche provocada pelo abalo deixou pelo menos 10 vítimas fatais.

O sismo ocorreu às 3h11 (de Brasília), a 77 km ao noroeste de Katmandu e a 15 km de profundidade. Outras quatro réplicas menores atingiram o país logo após o terremoto mais potente.

“Há relatos de danos generalizados. A devastação não está confinada a algumas áreas do Nepal. Quase todo o país foi atingido”, disse Krishna Prasad Dhakal, vice-chefe da missão na embaixada do Nepal, em Nova Déli.

Testemunhas disseram às agências de notícias que o terremoto durou entre 30 segundos e dois minutos. Milhares de pessoas deixaram seus lares e estão nas ruas da capital, Katmandu, com receio de que casas e prédios desmoronem.

As comunicações, a eletricidade e a água corrente foram cortados, informou a ONG Oxfam, que “se prepara para fornecer água potável e artigos de primeira necessidade”, segundo a sua diretora no Nepal, Cecilia Keizer.

Os hospitais do país de 28 milhões de habitantes tentam dar conta dos feridos, enquanto a busca por sobreviventes é complicada devido a falta de equipamentos para escavar. As imagens mostram cidadãos tentando retirar escombros com as próprias mãos.

G1/Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo