Coletivo Repórter de Rua, de Mossoró, vence prêmio Petrobrás de jornalismo

zzzdab0d0bb-0a59-43f1-bc5f-48650b5bb7f2

O Coletivo mossoroense Repórter de Rua foi um dos ganhadores da edição 2015 do Prêmio Petrobras de Jornalismo, um dos mais importantes do Brasil. Com um ensaio fotográfico sobre a vida dos homens que trabalham na extração da palha de carnaúba na região do Vale do Açu – parte integrante do especial multimídia Bravos (www.reporterderua.org/bravos) – o fotógrafo Jean Lopes conquistou o prêmio na categoria Fotojornalismo Regional. O especial também foi publicado nas páginas do Novo Jornal, de Natal.

zzc825a7ac-5983-449c-864d-1223428f22ed

Com a conquista, o Repórter de Rua passa a ser o segundo veículo de comunicação do Rio Grande do Norte a vencer o Prêmio. Em 2013, uma equipe da InterTV Cabugi foi campeão em uma das categorias.

Ao todo, 1.255 reportagens foram inscritas na edição 2015 do prêmio. O trabalho do Repórter de Rua concorreu com importantes veículos de comunicação do País. Para o fotógrafo Jean Lopes a conquista traz uma alegria imensa. “É muito importante ver o nosso trabalho no meio do material de tanta gente boa. Importante também ver que o Repórter de Rua vai conquistando seu espaço, mesmo sendo uma iniciativa independente”, comentou.

O diretor do Repórter de Rua, jornalista Esdras Marchezan, considera o prêmio um momento importante para o jornalismo potiguar, principalmente o que é feito de forma independente. “Desde que surgiu, o Repórter de Rua tem conseguido espaços importantes no cenário jornalístico do Brasil. Ter mais um trabalho premiado assim, reforça nossa responsabilidade e mostra que é possível fazer um jornalismo de qualidade no interior do estado”, reforça.

Natural de Assu/RN, Jean já conquistou mais de 60 prêmios no Brasil e exterior. Seu trabalho já foi exposto em São Paulo, Rio de Janeiro, Argentina, Austria, México, dentre outros. Idealizou aOficina a Cores – já ministrada em Recife e Natal – onde compartilha sua experiência na obtenção de fotos onde as cores assumem protagonismo na composição fotográfica.

zzc0ad4729-70ef-4894-9850-9aa166b6f6ff

BRAVOS- O especial multimídia “Bravos” foi lançado em 2015 e conta um pouco da vida dos homens que trabalham na extração da palha da carnaúba no Rio Grande do Norte. A reportagem é de Esdras Marchezan, com fotografias de Jean Lopes e edição de vídeo de Alexandre Fonseca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo