EX-MINISTRO ANTONIO PALOCCI É PRESO EM NOVA FASE DA OPERAÇÃO LAVA JATO

zzzzzzz20160926074651277867e

Foto: Gustavo Moreno/CB/D.A Press

O ex-ministro da Fazenda, Antônio Palocci (PT), foi preso em São Paulo, na manhã desta segunda-feira, na 35ª fase da Operação Lava-Jato. A prisão temporária, que tem um prazo inicial de cinco dias, foi decretada pelo juiz Sérgio Moro. Ele foi preso em seu apartamento e já está na sede da PF.

Palocci  é um dos três que tiveram a prisão temporária decretada nesta fase. A operação tem ao todo 45 mandados judiciais a serem cumpridos. Além de São Paulo, as ordens judiciais envolvem buscas no Distrito Federal, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul.

São apuradas as práticas, dentre outros crimes, de corrupção, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Palocci, o homem forte dos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, é suspeito de relações irregulares com a empreiteira Odebrecht. Ele também foi alvo de busca e apreensão em sua casa e em seu escritório.

São três pedidos de prisão temporária, 15 de condução coercitiva e 27 de busca e apreensão. A operação, batizada de Omertà, envolve 180 policiais. O nome é uma referência à origem italiana do codinome que a construtora usava para fazer referência a Palocci (“italiano”) e também ao voto de silêncio que imperava no Grupo Odebrecht.

Entre os fatos apontados estão as negociações para aprovação da MP 460/2009, que trouxe benefícios fiscais para a Odebrecht. A lei aumentou o crédito junto ao BNDES para país africano com a qual a empresa tinha relações comerciais. A MP também interferiu no procedimento licitatório da Petrobras para a compra de 21 navios sonda.

Segundo a PF, esta fase da Lava-Jato apura indícios de uma relação criminosa entre Palocci e o comando da Odebtrecht. A suspeita é que o ministro tenha atuado como intermediário entre seu grupo político e a empreiteira.  São apuradas as práticas, dentre outros crimes, de corrupção, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Do em.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo