STF ENVIA INQUÉRITO CONTRA CUNHA E HENRIQUE ALVES PARA JUSTIÇA DO RN

zzzzzzzzzcunha-e-henrique-1140x641

Foto: Divulgação

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federalm (STF), determinou o envio para a Justiça Federal do Rio Grande do Norte de um inquérito que investiga o deputado cassado Eduardo Cunha, o ex-deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e o empreiteiro José Aldemário Pinheiro, conhecido como Léo Pinheiro, da OAS. Os três teriam cometidos corrupção e lavagem de dinheiro.

Segundo o Ministério Público Federal, conversas interceptadas no celular de Léo Pinheiro mostram Cunha e o empresário falando sobre votações de interesse da empreiteira na Câmara. Em seguida, o parlamentar cobra doações oficiais da OAS para a campanha de Henrique Alves ao governo do Rio Grande do Norte, em 2014.

O inquérito foi aberto em maio e tramitava sob segredo de justiça. Primeiro, o caso estava dentro da Operação Lava-Jato e tinha a relatoria do ministro Teori Zavascki. Depois, foi sorteado um novo relator para o inquérito, porque foi verificado que, embora as provas tenham surgido a partir da Lava-Jato, não havia ligação direta com o esquema de desvios da Petrobras.

O caso foi transferido para o Rio Grande do Norte nesta quinta-feira. O envio ocorreu porque nenhum dos investigados tem mais o direito ao foro especial. Atualmente, há no STF apenas dois inquéritos contra Cunha, que vão permanecer na corte, porque também são investigadas outras pessoas que têm direito ao foro especial.

Um dos inquéritos apura como o PMDB da Câmara atuou na quadrilha que desviou recursos da Petrobras. Além de Cunha, há outros 14 investigados no mesmo caso. O outro investiga se o deputado ordenou a aliados que apresentassem requerimentos e convocações com o intuito de pressionar donos do grupo Schahin. A pressão teria favorecido o doleiro Lúcio Funaro, amigo de Cunha, em um negócio. Foram transferidas para a primeira instância outras seis investigações contra Cunha: duas ações penais e quatro inquéritos.

Do Extra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo