BANCO NÃO PODERÁ COBRAR JURO MAIOR EM CASO DE INADIMPLÊNCIA

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Medida começa a valer a partir de setembro e vai beneficiar empresas e famílias, que terão mais previsibilidade nos financiamentos

Os bancos não poderão mais cobrar juros maiores caso o cliente atrase o pagamento de empréstimos. A nova regra vale a partir de setembro e foi aprovada na noite de quinta-feira (23), durante reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Esse conselho é formado pelos ministérios da Fazenda, do Planejamento Desenvolvimento e Gestão e pelo Banco Central. A função dele é garantir o bom funcionamento do sistema financeiro e definir as condições de funcionamento de uma série de operações.

As instituições poderão cobrar dos clientes apenas juros remuneratórios pelo atraso e a taxa terá de ser a mesma pactuada no contrato pelo período de adimplência. Além disso, também pode ser cobrado multa e juros de mora.

Benefício para empresas e famílias

Antes, caso o cliente atrasasse uma parcela, o banco poderia cobrar os juros de mercado ao invés dos estabelecidos em contrato, o que poderia gerar aumento de custos para o consumidor. As novas regras valem para pessoas físicas e para empresas.

Do Portal Brasil, om informações do Banco Cental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo