RAFAEL MOTTA INTERMEDIA PARCERIA COM ONU QUE PODE GERAR ECONOMIA DE 70% NOS CUSTOS COM MEDICAMENTOS

O deputado federal Rafael Motta (PSB) intermediou nesta sexta-feira (17) uma reunião entre o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA/ONU) e a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), que pode gerar uma economia de 70% nos custos com compras de medicamentos pelo Poder Público. Além da área da saúde pública, o UNFPA discutiu ainda parcerias com a UFRN, por meio do Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam).

“As reuniões foram muito proveitosas e, nelas, foram propostas parcerias que podem representar mudanças significativas na gestão dessas áreas, permitindo melhoria em processos e economia de recursos públicos. Entre essas propostas, está o fornecimento de medicamentos por meio do Fundo, que em outros estados brasileiros já está garantindo uma economia de aproximadamente 70% com relação ao que se paga hoje baseado nos valores de mercado”, afirmou o deputado federal Rafael Motta.

Segundo o representante da UNFPA no Brasil, Jaime Nadal, a partir de agora, concluída a agenda no Rio Grande do Norte, serão formulado relatórios da visita com bases em informações apresentadas e o Fundo irá, em abril, apresentar ao Estado propostas de parcerias em diferentes segmentos. “Nós trabalhamos nas áreas de políticas públicas para mulheres e jovens, buscando formas que garantam um melhor acesso à saúde e educação. E serão essas as áreas que deveremos apresentar e propor parcerias”, afirmou Nadal.

Hoje, além da Secretaria de Saúde, onde se reuniu com o secretário George Antunes e gestores de diferentes segmentos da pasta, o UNFPA e o deputado federal Rafael Motta estiveram também com a secretária estadual de Educação, Cláudia Santa Rosa, e visitaram a escola Clara Camarão, localizada no bairro de Felipe Camarão. A comitiva do Fundo conheceu ainda o laboratório do Nuplam, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O local deverá participar no segundo semestre de um processo de qualificação para passar a fornecer insumos para o UNFPA.

VISITAS

A visita do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA/ONU) foi intermediada pelo deputado federal Rafael Motta no Rio Grande do Norte. A intenção é conhecer melhor o Estado para que se possa firmar parcerias nessas áreas em diferentes segmentos, como saúde, educação e assistência social.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo