REFORMA DA PREVIDÊNCIA AFETARÁ ECONOMIA DOS PEQUENOS MUNICÍPIOS

Durante debate sobre a reforma da previdência, realizado nesta terça-feira (18), na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado, a maioria dos palestrantes alertou para o fato de que a proposta afetará duramente os pequenos municípios, principalmente os da região Norte e Nordeste, cuja economia está baseada na atividade rural.

O principal impacto seria causado pela regra que modifica a situação dos trabalhadores rurais, retirando-os da condição de segurados especiais e submetendo todos  à idade mínima de 65 anos, 25 anos de contribuição e  instituindo um pagamento mensal.

Segundo o economista Guilherme Delgado, do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), essa proposta trará efeitos econômicos e de desigualdade para os pequenos municípios, que têm como principal motor de suas economias as aposentadorias, pensões e outros benefícios assistenciais recebidos por seus cidadãos, da Previdência Social. “O regime previdenciário construído pela Constituição de 1988 teve um forte componente de inclusão social das regiões mais pobres do país. Essa proposta afeta fortemente a previdência social e rural e configura um retrocesso para os avanços conquistados nos últimos 25 anos”, enfatizou Delgado.

A presidente da comissão, senadora Fátima Bezerra, declarou que, caso seja aprovada pelo Congresso, a Reforma da Previdência trará consequências avassaladoras para as cidades com menos de 50 mil habitantes. “Querem tirar dinheiro de circulação que promove a economia local. Isso trará aumento da exclusão social e a volta da pobreza”, destacou. “Vamos divulgar uma nota pública alertando para as consequências da proposta na vida e na economia dos municípios brasileiros”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo