SÃO JOSÉ DE MIPIBU COMEMORA O DIA DO ÍNDIO COM DESFILE CULTURAL

A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura realizou nesta quarta-feira(19), um desfile alusivo ao Dia do Índio, envolvendo escolas públicas e privadas, que desfilaram pelas principais ruas do centro da cidade.

Município que tem na sua origem a presença indígena, São José de Mipibu se origina de cinco ou seis aldeias, totalizando 750 índios. Os primeiros habitantes foram Tupis e, provavelmente, Cariris. A principal aldeia chamava-se Mopebu.

No final do Século XVII o aldeamento, com vida social em via de organização foi entregue aos frades capuchinhos, que ali se conservaram até 1762. Com a instalação da Vila de São José do Rio Grande, em homenagem ao príncipe D. José Francisco Xavier, filho de D. Maria I, os administradores civis assumiram a direção do povoado.

O distrito foi criado por alvará de 3 de julho de 1788, e o município, com a denominação de São José, por alvará de 3 de maio de 1758, confirmado pela Carta Régia de 14 de setembro do mesmo ano. A instalação ocorreu em 22 de fevereiro de 1762. A Lei Provincial 125, de 16 de outubro de 1845, elevou a sede municipal à categoria de cidade, com o nome de Mipibu. Dez anos depois, passou a São José de Mipibu. Na divisão administrativa de 1911, o município, com a denominação de São José de Mipibu, figurou apenas com o distrito-sede, situação em que permanece.

Com investimentos na educação, o governo Arlindo Dantas vem recuperando a autoestima dos educandos, tendo em vista a recuperação e ampliação de unidades educacionais, além de promover a valorização do educador, feito que proporciona o fortalecimento no processo de ensino e aprendizagem.

As histórias sobre a origem e formação da sociedade mipibuense, como também da economia do município, foram contadas com enredos apresentados pelos estudantes durante o desfile cultural.

Durante a realização do evento o centro da cidade de São José de Mipibu foi tomado com a presença de toda a comunidades estudantil do município.

As unidades educacionais do centro da cidade e das comunidades rurais se destacavam com as apresentações das bandas marciais.

O destaque deste ano foi a banda marcial da Escola Municipal Professor Severino Bezerra de Melo, maior escola da rede pública municipal.

A economia e a cultura do povo mipibuense foram os aspectos mais abordados durante o evento.

A fauna brasileira também teve sua relevância no desfile cultural promovido pela Secretaria Municipal de Cultura.

No largo do Espaço de Eventos, a dramaturgia encenada por estudantes da rede municipal de ensino ilustrou a origem do povo mipibuense.

Ainda durante o evento uma comissão formada por educadores, artistas e estudiosos da cultura popular contemplaram os participantes do desfile que se destacaram na originalidade.

Estudantes da rede municipal de ensino tiveram seus trabalhos didáticos expostos em stand reservado ao acervo que retrata a importância da presença do Índio na formação da sociedade mipibuense.

O desfile alusivo ao Dia do Índio, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura contou com o apoio de toda a comunidade educacional de São José de Mipibu. De acordo com o calendário de eventos da Secretaria, o município vai promover todas as datas comemorativas inseridas no cronograma de eventos que ressaltam a história do povo brasileiro.

Uma Resposta para “SÃO JOSÉ DE MIPIBU COMEMORA O DIA DO ÍNDIO COM DESFILE CULTURAL”

  1. Luiz Carlos da Silva

    Muito bom relembrar a minha infância, são José de Mipibu tenho muitas recordações boas​ q Deus abençoe cada vez mais os mipibuesses.

    Responder

Deixar uma Resposta

Publicidade