“BRASIL ESTÁ DEIXANDO PARA TRÁS UMA SEVERA CRISE”, DIZ TEMER NA NORUEGA

Foto: Presidência da República/Divulgação

Em seu primeiro discurso na Noruega, onde chegou na manhã desta quinta-feira (22), o presidente Michel Temer afirmou a empresários locais que trazia “uma mensagem de confiança”. Ele defendeu que as reformas promovidas por seu governo estão melhorando o ambiente de negócios no Brasil.

“O Brasil, digo sem medo de errar, está deixando para trás uma severa crise de sua historia. Temos levado adiante reformas que não se viam há muito tempo no país.”

O presidente destacou ainda a proximidade com o Congresso: “Conto enormemente com o apoio do Congresso Nacional para fazer reformas inadiáveis”.

A Noruega é o principal país financiador do Fundo Amazônia, com repasses de R$ 2,8 bilhões. A questão ambiental está entre os assuntos a serem tratados nas reuniões com as autoridades locais. Na sexta-feira (23), Temer reúne-se com o Rei Harald V, com a primeira-ministra, Erna Solberg, e com o presidente do Parlamento, Olemic Thommessen. A Noruega tem feito duas críticas ao Brasil pelo aumento no desmatamento da Amazônia.

A Noruega é o oitavo maior investidor estrangeiro no Brasil, com presença no setor de energia. Atualmente, há 89 projetos no âmbito do Fundo Amazônia em áreas como combate ao desmatamento, regularização fundiária e gestão territorial e ambiental de terras indígenas. O Fundo é administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

De acordo com o Palácio Planalto, Temer buscará, nesses encontros, ampliar o comércio entre o Brasil e a Noruega. Há também interesse em avançar nas negociações para um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), grupo integrado por Noruega, Islândia, Liechtenstein e Suíça. A viagem de retorno a Brasília está prevista para a noite desta sexta-feira.

Do Jornal do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo