ÚLTIMAS NOTÍCIAS DOS ATAQUES TERRORISTAS NA ESPANHA

Foto: Pascal Guyot/ AFP –  Pessoas deixam flores e velas em homenagens às vítimas em Las Ramblas.

Um atentado terrorista em Barcelona levou pânico à Espanha nesta quinta-feira, 17 de agosto, após uma van atropelar vários pedestres em La Rambla, uma importante via no centro da capital da Catalunha. Ao menos 13 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas neste ataque, cuja autoria foi reivindicada pelo Estado Islâmico. O grupo terrorista tem investido em táticas low cost para atacar seus alvos: somente no último ano, países da Europa foram alvo de oito atentados por meio de atropelamentos em massa.

Em outra ação na Espanha, também na quinta-feira, na  cidade litorânea de Cambrils, a polícia matou a tiros cinco suspeitos que tentavam realizar um segundo massacre no país. Embora a polícia tenha impedido uma segunda matança, o grupo conseguiu matar uma mulher —elevando para 14 o número de vítimas dos ataques terroristas à Espanha.

As autoridades espanholas decidiram neste sábado (19), após os atentados da Catalunha, manter em nível 4 o alerta terrorista sobre uma escala de 5, mas as medidas de segurança em zonas turísticas e infraestruturas serão reforçadas, anunciou o ministro do Interior, Juan Ignacio Zoido. As informações são da Agência EFE.

O ministro explicou, em coletiva de imprensa, que este nível 4 será reforçado com a intensificação das medidas de segurança em lugares e eventos de grande afluência, com “especial ênfase” nas zonas turísticas.

Zoido presidiu a reunião extraordinária da mesa de avaliação da ameaça terrorista e depois foi para o Palácio da Moncloa, sede oficial do Executivo, para informar ao presidente do governo, Mariano Rajoy, sobre esta decisão.

Fonte: El País e EBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo