SÃO JOSÉ DE MIPIBU – DESFILE CÍVICO MARCA FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA E HOMENAGEIA PESSOAS QUE MARCARAM ÉPOCAS

A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu promoveu na terça-feira(17), desfile cívico envolvendo as ações desenvolvidas no município por meio das secretarias municipais com a participação das bandas marciais das escolas públicas, da Polícia Militar e de entidade evangélica. O acontecimento marcou a passagem dos 172 anos de Emancipação Política do Município.

O desfile que teve concentração nas proximidades do conjunto habitacional Tancredo Neves percorreu todo o centro da cidade de São José de Mipibu, envolvendo o maior número de participantes em eventos desse porte realizados até então.

O prefeito Arlindo Dantas, acompanhado da primeira-dama Socorro Dantas, do vice-prefeito José de Figueiredo, da deputada estadual Cristiane Dantas, vereadores e de secretários municipais, durante o evento acenava para os participantes do maior evento cívico realizado na cidade. Arlindo e Socorro Dantas permaneceram no palanque oficial por aproximadamente quatro horas, tempo que durou o desfile.

O centro da cidade de São José de Mipibu ficou literalmente tomado com a presença do povo mipibuense, que fez um cinturão humano de aproximadamente dois quilômetros, espaço compreendido entre o primeiro e o último pelotão do desfile.

Entre um pelotão e outro as secretarias municipais por meio de banners mostravam para a população de São José de Mipibu os serviços públicos trabalhados em cada um dos órgãos que compõem a administração municipal.

Uma das propostas do desfile foi o de homenagear pessoas que marcaram épocas na cidade de São José de Mipibu, dentre eles destacamos a homenagem feita ao senhor Manoel Cachorro Quente, proprietário do primeiro parque de diversão de São José de Mipibu. O “Parque São José” tinha na sua estrutura uma roda gigante, dois blocos de barcos e uma jujuba, além do inesquecível serviço de auto-falante, principal atração para os adolescentes e casais enamorados.

Na cabine, a voz do saudoso e inesquecível locutor Braz era a sensação do momento nos idos e bons tempos dos anos 60 e 70. Quem viveu aquela época sabe da importância que o Parque São José teve na tradição das festividades de Fim de Ano em São José de Mipibu. ” Atenção, muita atenção, fulana de tal, escute essa linda página musical que um alguém apaixonadamente lhe oferece”, era sempre assim que Braz anunciava as “canções” oferecidas entre enamorados e apaixonados secretos.

Naquela época, a juventude mipibuense, entre as festividades do Natal e Fim de Ano vivia três momentos: as missas com as atividades sociais da Igreja, o parque de Manoel Cachorro Quente e o cinema de Seu Décio. Era tudo muito perfeito e maravilhoso.

A rotina funcionava mais ou menos assim: às 19:00 horas na Igreja, após a missa o passeio na praça com amigos, momento em que se iniciavam as paqueras. As meninas eram sempre convidadas para um passeio na roda gigante e, lá no alto, quando a roda gigante parava por um curto espaço de tempo era o momento de se fazer o convite para ir ao cinema. Sempre que o convite era aceito o casal procurava se acomodar nas últimas fileiras de cadeiras e, no escurinho do cinema, o adolescente sorrateiramente pegava na mão da donzela. Esse era o ponto alto do encontro para o início, talvez, de um namoro.

 

O governo do prefeito Arlindo Dantas tem dado significado à importância de se difundir a  memória do povo mipibuense. Descortinar os costumes e as tradições por meio das ações desenvolvidas principalmente pela Secretaria Municipal de Cultura tem feito toda a diferença nesses dois últimos anos. Dentre tantos outros acontecimentos o São João em São José, o Carnaval do Povo, o Concurso  Miss São José de Mipibu, a Copa Municipal, o Encontro de Bandas, o Dia das Mães, a Musa do Futebol, o Dia das Crianças e a festa de Emancipação Política são eventos que constroem no sentimento das pessoas o amor à São José de Mipibu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo