SÃO JOSÉ DE MIPIBU – OS PROJETOS CÂMARA ITINERANTE E PREFEITURA COM O POVO LEVAM AÇÕES ÀS COMUNIDADES

A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu realizou neste sábado(21), no Bosque das Colinas, um mutirão de ações por ocasião da instalação do projeto Câmara Itinerante, evento que culminou com a realização de uma audiência pública, momento em que vereadores e população discutiram melhorias para os bairros Colorado e Bosque das Colinas.

O prefeito Arlindo Dantas acompanhou as ações visitando os stands dos órgãos da municipalidade e conversando com os moradores presentes ao acontecimento. Para o prefeito Arlindo Dantas “interiorizar as ações de cada secretaria do município é primar pela igualdade no desenvolvimento das ações da administração pública, a fim de contemplar todas as comunidades do município, tornando São José de Mipibu um lugar cada vez melhor para se morar, viver e trabalhar”.

Dentre as ações oferecidas pela Secretaria Municipal de Saúde o Cartão SUS teve grande procura. O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. Para tanto, é necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação.

A Pasta da Educação surpreendeu a garotada com a Tenda Literária, espaço que proporcionou liberdade à imaginação. O Projeto Tenda Literária tem como objetivo transformar praças públicas em espaços culturais com oficinas e saraus voltados para a produção da Literatura e contos infantis, levando a criança a desenvolver a criatividade e se interessar pela leitura.

A Secretaria Municipal do Trabalho Habitação e Assistência Social dentre outras ações ofertou o acesso ao Cadastro Único, programas sociais, instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no município. Nesse programa são cadastradas as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

O espaço reservado aos serviços da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, dentre outros temas discutiu com a comunidade o plano nacional de saneamento básico, que se apoia num conjunto de serviços de infraestruturas e instalações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas.

Outro stand bastante concorrido foi o do Centro de Assistência Social – CRAS, que tem como objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais no município por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

Na oportunidade a comunidade foi também prestigiada com apresentações de grupos culturais, momento em que foram apresentados rítmicos musicais e danças regionais da cultura e do patrimônio imaterial brasileiro.

As ações dos projetos Câmara Itinerante e Prefeitura com o Povo fazem parte do calendário de eventos alusivos aos 172  de Emancipação Política do município de São José de Mipibu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo