ACAMPAMENTO REÚNE 18 MIL ADOLESCENTES E SE TRANSFORMA EM MINI CIDADE EM PARNAMIRIM

 

Milhares de barracas, carrossel de atividades cívicas, esportivas, recreativas e dezenas de projetos Sociais, fazem parte do evento que é organizado pela Igreja Adventista. Os clubes promoverão a interação dos desbravadores e a sociedade na programação que vai até o domingo

Mais de 18 mil adolescentes se reúnem entre os dias 15 e 19 de novembro para um mega acampamento chamado Campori, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, na Grande Natal. Uma “cidade“ está sendo montada para recebê-los com área de camping, banheiros, cozinha, lanchonete, shopping e até um parque de diversões, a Desbravalândia.

O grupo faz parte do Clube de Desbravadores, que tem 67 anos de existência, uma espécie de escoteiros, organizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD).  Eles vêm do Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e aqui do Rio Grande do Norte, tanto dos principais municípios como do interior. Até da Ilha de Fernando de Noronha vem representação. Ao todo são 477 clubes que participarão do campori.

Durante todos os dias os adolescentes estarão envolvidos num carrossel de atividades cívicas, esportivas, recreativas e em dezenas de projetos sociais “Dia de Fazer o bem” que estarão acontecendo simultaneamente nos dois municípios, Parnamirim e Natal, e conta com a parceria da ADRA – Agência Humanitária Adventista, que estará coordenando as ações em 10 projetos, em dois dias da programação: Praia limpa, revitalização de casas,passeatas e flash mob´s em combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, contra as drogas, contra a violência e conscientização contra o fumo; limpeza de praças e Dia + Verde; tendas de oração em frente a  hospitais; visita a abrigos de crianças com doação de brinquedos e trânsito Seguro.

Para alimentar tanta gente, uma grande área de cozinha está sendo viabilizada. Serão milhares de refeições servidas todos os dias. Cada uma contará, em média, com mais de mil (1.000) kg de arroz e feijão, 2.300 pacotes de macarrão, 3.500 kg de tomate, cenoura e cebola, 2 mil kg de batata, entre outros suprimentos.

Estrutura

Serão ao todo mais de cinco mil barracas que estarão armadas em arraias (bairros), com identificações de ruas. De cada Estado tem um responsável (prefeito) que se dirigirá ao diretor geral do evento (governador) para as reuniões diárias e quaisquer outras eventualidades em questões estruturais.

O local terá uma enfermaria com plantão 24 horas para urgências, com mais de 300 profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem) que estará disponível para atender os clubes. São quatro ambulâncias e três UTI´s móveis. Ainda, bombeiros civis e socorristas

O acampamento conta ainda com um estacionamento preparado para mais de 400 ônibus que trarão as caravanas, 600 chuveiros e 450 vasos sanitários. Ao todo, serão mais de 1 milhão e meio de litros de água por dia para suprir as necessidades dos participantes.

Para quem gosta de compras, um mini shopping será preparado na localidade com milhares de itens (barracas, mochilas, botas, sacos de dormir, etc). Também, uma outra grande área abrigará stands com exposições de materiais e espaço de lanchonete.

O organizador do evento, Rafael Santos, líder de Desbravadores (Piauí a Alagoas) destaca a importância do evento para os adolescentes: “O Campori é uma celebração do que aconteceu durante o ano. Esses meninos e meninas gostam de desafios, por isso, vêm sendo desafiados desde o início do ano para cumprir metas e pontuar no evento. Eles fizeram a diferença em suas comunidades, principalmente através dos projetos sociais. Agora eles terão a oportunidade de não só receberem os louros da vitória, mas também  fazerem mais pelo próximo, pois vão impactar Natal e Parnamirim, com centenas de ações em prol da sociedade. Para eles, isso não tem preço”, declarou.

 Quem são os Desbravadores?

O Clube de Desbravadores é um programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia formado por cerca de 1,5 milhões de meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor ou religião ao redor do mundo. Na América do Sul, o grupo soma 199.460 membros, sendo 173.715 brasileiros.

O grupo faz reuniões semanais para aprender e desenvolver habilidades diferenciadas. Além disso, junto aos líderes, esses meninos e meninas trabalham em equipe buscando ser úteis para a sociedade. Um dos atrativos do clube é a Ordem Unida, que segue no Brasil as orientações de Marcha do Exército Brasileiro. As crianças e adolescentes são treinados para fazer evoluções e participam de eventos e desfiles cívicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo