NÍSIA FLORESTA – CÂMARA MUNICIPAL HOMENAGEIA PERSONALIDADES DURANTE SESSÃO SOLENE

A Câmara Municipal de Nísia Floresta realizou na noite desta quarta-feira(06), sessão solene para homenagear personalidades que promoveram e fomentam o desenvolvimento do município por meio de relevantes serviços e ações realizadas em favor da coletividade nísia-florestense.

A sessão presidida pela vereadora Polyana Dias se destacou pela escolha dos homenageados, a relevância do acontecimento e o valor histórico e cultural descortinado com o feito do saudo ex-deputado estadual Arnaldo Barbalho Simonetti, autor de um projeto de lei que no ano de 1948 defendeu a mudança do nome da “Vila de Papari” para Nísia Floresta.

A primeira homenagem foi prestada pelo vereador Jorge Januário, autor da proposição que concedeu a mais significativa honraria da Casa legislativa – a Medalha  Nísia Floresta – à memória do Dr. Arnaldo Barbalho Simonetti,  que no exercício do mandato de deputado constituinte, no ano de 1948, foi propositor da Lei n° 146, de 23 de dezembro do mesmo ano, que mudou o nome de “Vila de Papari” para Nísia Floresta, homenageando a mais ilustre filha do município, Nísia Floresta Brasileira Augusta.

Sobre o homenageado:

O ex-deputado estadual e jurista  Arnaldo Barbalho Simonetti, que esteve representado pelo filho Ormuz Barbalho Simonetti, nasceu no ano de 1910, na cidade de Goianinha, sendo filho de Benjamin Constant Simonetti e sua prima legítima Emília Barbalho. Primogênito do casal, teve mais três irmãos: Ormuz Barbalho Simonetti, que faleceu precocemente aos 24 anos de idade, além de Aguinaldo Barbalho Simonetti e Maria da Glória Barbalho Simonetti, todos falecidos.

O ainda menino Arnaldo Barbalho Simonetti iniciou os estudos nos bancos do Grupo Escolar Moreira Brandão, na cidade de Goianinha.Para dar prosseguimento aos estudos mudou-se para Natal, onde concluiu o ensino médio no Colégio Estadual do Atheneu Norte-Rio-Grandense. Como na época ainda não existia faculdade no estado do RN, seguiu para Recife e iniciou estudos de graduação na Faculdade de Direto, colando grau em 26 de novembro de 1932, com apenas 22 anos de idade, sendo o mais novo formando de sua turma.

Em 22 de dezembro do ano em que se formou, Dr. Arnaldo foi nomeado para exercer o cargo de Promotor de Justiça da Comarca de Caicó, tomando posse em 14 de janeiro do ano seguinte.

Por Decreto N°. 1.399, de 27 de junho de 1933, do Interventor Bertino Dutra, foi designado, em comissão, para exercer o cargo de Delegado Auxiliar da Capital, permanecendo no posto até 04 de janeiro de 1934.

Por ato N°. 193, de 04 de janeiro de 1934, do Interventor Mário Câmara foi removido, a pedido, da Comarca de Caicó para a Comarca de Macaíba. Nessa época Dr. Arnaldo já namorava com sua prima legítima e futura esposa, Inaldy Barbalho. Em 12 de julho de 1942 foi removido, a pedido, da Comarca de Macaíba para São José de Mipibu.

Em 04 de outubro do mesmo ano foi nomeado, por decreto do Interventor Georgino Avelino, para exercer, em comissão, o cargo de Delegado Regional de Polícia, com sede no município de Nova Cruz.

No dia 13 de fevereiro de 1946, por decreto do Interventor Ubaldo Bezerra de Melo, foi nomeado para o cargo de Delegado da Ordem Política e Social da capital, assumindo em seguida, por designação do Interventor, a Chefia de Polícia durante aproximadamente dois meses, transmitindo o cargo ao Dr. Manoel Varela de Albuquerque, nomeado posteriormente para exercer aquela função.

Em 1947 foi eleito deputado estadual à Assembléia Constituinte e, em seguida, eleito o primeiro Secretário da Mesa.

Transformada a Assembléia Constituinte em Legislativa, com a promulgação da Constituição, e organizada nova Mesa de trabalhos, foi novamente eleito Primeiro Secretário, em cuja função permaneceu por todo o período de mandato, dada as eleições consecutivas.

Nesse período, apresentou junto a Assembléia Legislativa um projeto que defendia a mudança do nome da “Vila de Papari” para Nísia Floresta, em homenagem justa e merecida à sua filha ilustre, referendado pela Lei n° 146 de 23 de dezembro de 1948, feito que credenciou-o a ser homenageado com a Medalha Nísia Floresta, propositura do vereador Jorge Januário, professor, conhecedor da história do seu povo e entusiasta do resgate da memória de sua gente.

O empresário Johnny Mac Donald Lucas, diretor presidente da Mac Construções e Serviços Ltda, foi agraciado com o Título de Cidadão de Nísia Floresta por indicação do vereador Luiz Henrique Ferreira, com a anuência da bancada de vereadores do município.

Mequinho Lucas, como é conhecido o empresário na região, fomenta a economia de Nísia Floresta sendo atualmente o maior empregador no município, além de patrocinar eventos sociais e culturais em municípios do Agreste por meio do programa de responsabilidade social da empresa, mecanismo que permite o compartilhamento de parte dos lucros da Mac com setores da sociedade voltados para a promoção da cidadania.

O advogado Hebert Orleans de Melo tornou-se cidadão de Nísia Floresta por indicação do vereador presidente do diretório municipal do PSB, Marcelo Mesquita, que dividiu a honra da homenagem ao servidor do poder judiciário com o advogado e ex-vereador Lércio Lopes, que no exercício do mandato de representante do povo de Nísia Floresta foi autor da Lei Municipal que definiu o dia 18 de fevereiro como o dia em que se celebra a emancipação política do município.

Homenageado pelo trabalho desempenhado no âmbito da Comarca de Nísia Floresta, Hebert Orleans, de acordo com Marcelo Mesquita é um dos defensores e promotor de benfeitorias em entidades sem fins lucrativos, que socializam cidadãos vulneráveis, qualificam e preparam profissionais para o mercado de trabalho, ações silenciosas que têm mudado de maneira significativa vidas até então esquecidas pela sociedade.

O médico Lionaldo Duarte de Oliveira, reconhecido pela comunidade de Nísia Floresta pelo tratamento humanizado para com o povo mais carente do município, recebeu o Título de Cidadania por indicação da vereadora Polyana Dias, que também foi propositora da mesma honraria ao empresário e agente público José Avares Vieira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte, órgão responsável pela qualificação profissional de centenas de pequenos produtores rurais do município.

A titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social – SEMTHAS, Elaine Bezerra, recebeu o Título de Cidadã de Nísia Floresta por indicação do vereador Edson Dias da Costa (Bilu), que durante o evento destacou a atuação profissional da homenageada a frente da SEMTHAS, que de acordo com o propositor do honroso título Elaine Bezerra realiza importante trabalho em favor principalmente da população menos favorecida do município.

Na oportunidade Elaine externou a alegria em ser homenageada com o  Título de Cidadania, parafraseando o falecido ex-prefeito de Mossoró, Dix-Huit Rosado, dizendo que “quem não fizer um pouco pela sua terra não vai fazer nada pela terra de ninguém”.

Em pronunciamento o prefeito Daniel Marinho parabenizou a iniciativa da Câmara Municipal,  em especial a presidente Polyana Dias pela condução da solenidade que agraciou nomes que de acordo com o gestor municipal colaboraram e contribuem com o crescimento econômico e social do município.

Citando cada uma das personalidades o prefeito Daniel Marinho destacou principalmente o trabalho desempenhado pela empresa Mac Construções, que para atender as demandas da população extrapola as regras contratuais, atitude louvável que representa o compromisso que o empresário Mequinho Lucas tem para com o município de Nísia Floresta. “Mequinho trouxe para Nísia Floresta a sede da empresa, gera emprego e mantém a nossa cidade e nossas praias limpas e bem conservadas”.

O deputado estadual Hermano Moraes, que também foi agraciado com o título de filho de Nísia Floresta por indicação do então vereador Lércio Lopes, em legislatura passada, prestigiou o evento aproveitando a oportunidade para de público e em ambiente apropriado agradecer ao ex-vereador Lercio pela lembrança do seu nome.

Ainda durante pronunciamento o deputado anunciou a indicação de emenda parlamentar em favor de Nísia Floresta para o ano de 2018. Hermano Morais conta em Nísia Floresta com o apoio de sólida base política em torno do PMDB municipal.

Além do prefeito Daniel Marinho, da vice-prefeita Hallina Dantas, vereadores, homenageados e familiares dos homenageados o evento foi prestigiado por assessores do governo municipal, lideranças políticas, representantes da sociedade civil organizada e cidadãos de Nísia Floresta e de cidades vizinhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo