NÍSIA FLORESTA – TOROROMBA COMEMORA SANTA LUZIA A PADROEIRA DO LUGAR

Teve início na noite deste domingo(03), a festa de Santa Luzia 2017, que acontece na comunidade de Tororomba, no município de Nísia Floresta. As festividades que contam com uma vasta programação religiosa e sociocultural seguem até o dia 13 de dezembro, quando vai acontecer a procissão luminosa com a imagem de Santa Luzia, seguida de uma missa solene de encerramento presidida pelo Padre Edivan – Vigário Paroquial de Nísia Floresta.

A cerimônia religiosa deste domingo contou com uma procissão seguida do hasteamento da Bandeira de Santa Luzia, culminando com a realização de uma santa missa.O tema para este ano é “Ó Santa Luzia, intercedei a Maria as súplicas deste povo, através dos olhos da fé”.

A Capela de Santa Luzia foi erguida no ano de 1945 pelos pais do saudoso ex-prefeito do município, José Ramires, então proprietários da fazenda que leva o nome da padroeira da comunidade. Com o falecimento do ex-prefeito José Ramires assumiu a tradição familiar de ajudar a cuidar dos festejos de Santa Luzia o ex-vereador Fernando de Zé Ramires, que esteve presente durante a solenidade de abertura das festividades. Após a missa a comunidade se reuniu em festa em um espaço reservado da fazenda Santa Luzia, onde desde o ano de 1945 acontece a solenidade social.

Foto: Fernando de Zé Ramires e Zé Nilton

O vereador Zé Nilton, da comunidade de Barra de Tabatinga participou da abertura das festividades da padroeira de Tororomba, juntamente com o ex-vereador Fernando de Zé Ramires, líder político do lugar.

Programação religiosa

Dia 3/12 – Domingo: Abertura da festa de Santa Luzia- 5h: Alvorada e caminhada penitencial / 18h30: Procissão com o estandarte da festa / 19h: Hasteamento das bandeiras e celebração conduzida pelo Diácono Petronilo / Dia 4/12 – Segunda-feira – 19h: Novena presidida pelo Padre Ajosenildo Nunes – Pároco de Nísia Floresta / Dia 5/12 – Terça-feira – 19h: Novena presidida por Edinho e Iranete (MESCES) / Dia 6/12 – Quarta-feira – 19h: Novena presidida por Valdécio e Piedade (MESCES) / Dia 7/12 – Quinta-feira – 19h: Novena presida por Márcio Matias (MESCES) / Dia 8/12 – Sexta-feira – 19h: Novena presida por Gorete e Luzia (MESCES) / Dia 9/12 – Sábado / 19h: Novena presida por Jonas Mafra / Dia 10/12 – Domingo – 9h: Batizados / 19h: Novena presida pelo Diácono Alberto / Dia 11/12 – Segunda-feira – 19h: Novena presida pelo Padre José Lenilson – Pároco de São José de Mipibu / Dia 12/12 – Terça-feira 19h: Novena presida por José Ismar (MESCE) / Dia 13/13 – Quarta-feira: Dia da Padroeira – 5h: Alvorada / 12h Pipocaço / 18h30: Procissão luminosa com a imagem de Santa Luzia / 19h: Missa solene de encerramento presidida pelo Padre Edivan – Vigário Paroquial de Nísia Floresta

Programação sociocultural

Dia 3/12: 4ª passeio ciclístico às 8h e animação do DJ Nival e Super Equipe Remix após a novena

Dia 4/12: Apresentação musical da Família Sales

Dia 5/12: Apresentação de capoeira e makulelê e animação musical de Robson do Acordeon.

Dia 6/12: Apresentação do Grupo de Teatro Perseverança Jovem

Dia 7/12: Apresentação do Boi de Reis da comunidade do Manibu – São José de Mpibu

Dia 8/12: Apresentação do grupo Trilha Sonora.

Dia 9/12: Jantar em Família com animação de banda baile e DJ Léo.

Dia 10/12: Cinema Santa Luzia

Dia 11/12: Apresentação de bambelô de Campo de Santana

Dia 12/12: Apresentação musical e Marcos Desmantelo do Forró

Dia 13/12: Coroação da Rainha da Vista e animação musical do Forrozão Top 10.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo