PACIENTES DO RN SÃO ATENDIDOS GRATUITAMENTE POR DERMATOLOGISTAS NO DIA C DE COMBATE AO CÂNCER DE PELE

Neste sábado (2) no Dia C de Combate ao Câncer de Pele, foram mais de 1.500 pacientes atendidos entre consultas, orientação de fotoproteção e cirurgias no Hospital da Liga pelos dermatologistas voluntários da Sociedade Brasileira de Dermatologia no RN (SBDRN).

“Os dermatologistas do Rio Grande do Norte dedicaram o sábado a solidariedade. Nossa campanha é de prevenção e combate ao câncer de pele e o que vimos aqui – nas cirurgias e consultas – é que os pacientes precisam de atendimento médico, de médicos especialistas em pele para que não tenhamos futuros doentes de câncer no nosso estado”, destaca a presidente da SBDRN e dermatologista, Dra. Danielle Espinel. 

A prevenção ao câncer de pele foi feita através de consulta e distribuição de cartilhas educativas. Com a ficha de número 60, Marcos Alves de Azevedo de 66 anos foi um dos primeiros a chegar na Liga. Às 5h ele estava na fila e disse que aguardava com ansiedade o atendimento. “Todo ano eu venho. Estou com esse sinal no rosto e não estou gostando porque coça e as vezes, sangra. Como eu já tive 3 vezes câncer de pele, vim pra saber de estou com ele de novo”, conta. O relato de seu Marcos é o que mais preocupa os dermatologistas. Ele espera há quase um ano o atendimento já que a rede pública de saúde tem um déficit de profissionais especialistas em pele. Motorista de caminhão, seu Marcos enfrenta as estradas do Brasil há mais de 40 anos e disse que não usava protetor solar. “O efeito nocivo do sol é cumulativo. Ele passou anos sem cuidar e proteger a pele. Infelizmente, essa é a realidade de muitos pacientes no RN”, destaca o dermatologista Dr. Leonardo Ribeiro.

Os atendimentos aos pacientes do interior também chamam atenção. Grupos se organizam em caravanas em busca de atendimento, como o liderado por Ivanaldo Medeiros dos Santos, de 57 anos de Jardim do Seridó, região Seridó do RN. “Em 2015 vim pra o mutirão e tirei o primeiro sinal que apareceu. No mês passado, surgiu esse outro e já estou aqui de novo. Sei que aqui eles fazem tudo, examinam e já tiram se precisar”, afirma. Após a consulta, seu Ivanaldo também foi encaminhado pro setor de cirurgias e teve o câncer de pele retirado. Ele trabalhou na agricultura e jardinagem e por isso, a exposição solar tão intensa.

No setor de triagem – onde são identificados ou descartados os casos de câncer de pele – o diretor da SBDRN, o dermatologista João Gomes destacou a carência de atendimento dos pacientes. “Muitos sinais e manchas que avaliamos aqui não são casos de câncer de pele, mas a carência de atendimento médico é tão grande que os pacientes querem atendimento”, conta.

As mulheres também procuraram atendimento. Natural de Canguaretama, na área de praia, a senhora Josefa Pereira dos Santos Silva de 71 anos foi convencida pelo filho a vir ao mutirão. “Ele viu no Face e disse pra eu vir pra Natal e olhar esse sinal no meu nariz. Era câncer e vou ficar boa logo”, frisa. Ao lado dela na fila de atendimento, dois pacientes jovens na faixa dos 30 anos que também foram diagnosticados com a doença.

A ação da SBDRN durou cinco horas e atendeu mais de 1.500 pacientes hoje e a campanha do dezembro laranja continua por todo o mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo