BREJINHO ABRE O CARNAVAL DE RUA COM DESFILE DE BLOCOS NO CENTRO DA CIDADE

A Prefeitura Municipal de Brejinho realizou na noite desta quinta-feira(08), a II edição do “Carnabrejo”, evento carnavalesco que abre o carnaval de rua da cidade. A micareta contou com a participação de animados blocos que percorreram a a avenida Antonio Alves Pessoa, com percurso de 2 km.

O Carnabrejo retoma o carnaval de rua de Brejinho, reunindo famílias na maior festa popular do mundo, herança de várias comemorações realizadas na antiguidade por povos como os egípcios, hebreus, gregos e romanos, daí a origem do uso de fantasias de épocas durante os dias de folia.

Além de proporcionar um ambiente em que a sociedade brejinhense compartilha o mesmo sentimento de alegria o Carnabrejo fomenta a economia da cidade, gerando novas receitas para o comércio.

As fantasias inusitadas também marcaram a abertura do carnaval de rua de Brejinho.

Os blocos carnavalescos também atraíram foliões de outras cidades da região, a exemplo de Monte Alegre, Espírito Santo, Jundiá e Santo Antonio.

O Carnabrejo é mais um feito da gestão que investe na cultura imaterial do povo brejinhense. Para o prefeito João Gomes apoiar a cultura em todos os seus aspectos é oferecer principalmente ao jovem de Brejinho a oportunidade de exteriorizar valores e ampliar conhecimentos, pilares que norteiam e fortalecem o futuro das novas gerações.

Brejinho é um município no estado do Rio Grande do Norte localizado na região Agreste Potiguar, com uma área territorial de 59 km².

O município foi emancipado de Santo Antônio através da Lei nº 2.833, de 21 de março de 1963, limitando-se com os municípios de Monte Alegre (norte), Jundiá (leste), Passagem (sul) e Santo Antônio e Lagoa de Pedras (oeste).

Historiadores afirmam que o nome do local tem origem nos pequenos brejos que constituem a geografia do local. De acordo com Câmara Cascudo, Brejinho era chamado primeiramente de Abrejava, nome do olho d’água que formava os brejos. Mas, por ser pequeno, passou a ser conhecido definitivamente como Brejinho.

Situado no Agreste do RN, desde o início o povoado se destacou no setor agrícola, na produção de coco, cana-de-açúcar, frutas tropicais e mandioca (principalmente a produção de sua farinha, conhecida em todo o estado). Sua padroeira é Nossa Senhora das Dores.

Deixar uma Resposta

Publicidade