JÚLIA ARRUDA REALIZA VISITA AO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIL

Vereadora foi conferir de perto o funcionamento da unidade, que atende crianças e adolescentes com transtornos mentais e envolvimento com drogas.

Desdobramento de audiência pública que debateu a depressão na adolescência e automutilação, realizada na Câmara Municipal em outubro do ano passado, a vereadora Júlia Arruda visitou nessa segunda-feira (26) o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps-i). A unidade, localizada na Cidade da Esperança, é a única de Natal que atende crianças e adolescentes com transtornos mentais e envolvimento com álcool e outras drogas, e hoje sofre com a falta de profissionais e as deficiências na rede de atendimento.

“Não basta debater temas importantes em audiências públicas. É preciso ir além e ver na prática como as coisas funcionam. Por isso, fomos até o Caps-i para conhecer melhor a estrutura, as fragilidades e o atendimento que é oferecido a essas crianças. Sabemos que ainda estamos muito longe da realidade que queremos, mas precisamos lutar por melhorias de curto, médio e longo prazos”, disse Júlia, que coordena a Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Segundo a assistente social Jacira Soares, que dirige o Caps-i, as principais dificuldades envolvem a falta de alguns profissionais no quadro da unidade e também a ausência de uma rede estruturada que atenda casos que fogem à competência do Centro. “Acho que o mais angustiante no momento, enquanto equipe, é que só contamos com uma fonoaudiologista. E para se ter uma ideia, hoje temos em torno de 90 crianças com autismo, que precisam desse acompanhamento. É humanamente impossível atender todos”, destacou Jacira.

Ainda de acordo com a diretora, a falta de médico psiquiatra infantil na rede de saúde do município acaba sobrecarregando o Centro e desviando as funções da unidade, que não deveria realizar atendimentos a nível ambulatorial. Além disso, também falta psicólogo que para crianças nas unidades de saúde e, por isso, o Caps-i acaba absorvendo uma demanda que não precisaria chegar lá se houve um acompanhamento psicológico na atenção básica.

O Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (Caps-i) realiza atualmente o acompanhamento de quase 800 crianças e adolescentes e é mantido pela Prefeitura de Natal através da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo