NAVE SOYUZ COM TRÊS ASTRONAUTAS POUSA NO CAZAQUISTÃO

Os astronautas Mark Vande Hei e Joe Acaba, da Agência Espacial Americana (Nasa), e o comandante Alexander Misurkin, da Agência Espacial russa Roscosmos, já estão na Terra. A nave Soyuz que trouxe os três pousou pouco depois das 23h30 deste terça-feira (27) no Cazaquistão, a sudeste da cidade de Jezkazgan.

Eles se despediram da Estação Espacial Internacional (ISS) às 20h08. Esta missão foi o primeiro voo espacial de Vande Hei, o segundo de Misurkin e o terceiro de Acaba, que acumulam 168, 334 e 306 dias no espaço, respectivamente. Observaram a chegada de oito naves diferentes à estação. Os três homens chegaram à ISS em setembro de 2017.

Misurkin entregou o comando da estação para o compatriota Anton Shkaplerov.

“Depois de orbitar a Terra 2,688 vezes, realizar dezenas de experimentos científicos e testemunhar a partida e a chegada de oito naves espaciais diferentes, três pessoas se despedem da Estação Espacial”, escreveu a Nasa em sua conta no Twitter.

Caminhada espacial

Antes de voltar ao planeta, Vande Hei fez uma caminhada pelo espaço para reparar um braço robótico da ISS. Foi seu quarto “passeio sideral”. Ele esteve acompanhado de Norishige Kanai, da agência aeroespacial japonesa (JAXA), estreando na função.

Foi a caminhada espacial número 208 na história da ISS para tarefas de manutenção, e a terceira deste ano.

Do G1

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo