PREFEITURA DE NÍSIA FLORESTA COMEMORA 166 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Foto: Prefeito Daniel Marinho e a vice-prefeita Hallina Dantas com a Bandeira do município durante o ato religioso.

Na noite deste domingo (19), a Prefeitura do município de Nísia Floresta, localizado na Grande Natal, preparou uma programação festiva em comemoração aos 166 anos de Emancipação Política. Para celebrar a data especial foi realizada uma festa no centro da cidade, tendo como atrações o cantor, compositor e sanfoneiro, Giannini Alencar, e o cantor Leno Makarrão. Antes do show acontecer, houve uma missa de ação de graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, celebrada pelo padre Ajosenildo Nunes, pároco de Nísia Floresta.

Terminado o ato religioso presidido pelo pároco Ajosenildo, o prefeito aniversariante do dia falou para a população presente ao evento inicialmente agradecendo a Deus pela família que tem, pelos amigos, e dando continuidade a sua fala ressaltou a importância da presença de Deus quando recentemente no último dia 27 de dezembro foi vítima de um sequestro relâmpago no momento em que visitava as solenidades de formatura nos CMEIs do município. “Qualquer um que passasse por ali naquele momento teria sido vítima, onde por vinte e cinco minutos fiquei nas mãos dos marginais, que me amarraram e me ajoelharam no meio do mato. Naquele momento eu só tinha Deus para recorrer e Ele não me falhou”, agradeceu.

Daniel disse ainda que sempre participou de festas de emancipação política em outros municípios e achava bonito ver as pessoas do lugar interagindo e se divertindo nos parques e barracas montadas nas praças. ” No nosso governo procuramos enaltecer o que Nísia Floresta tem de melhor e de mais valioso, a sua cultura e a sua história. No ano passado fizemos a nossa primeira festa de emancipação política em praça pública, realizamos o tradicional carnaval, resgatamos o desfile cívico no mês de outubro, fizemos o festival literário enaltecendo a obra e a história dessa tão importante escritora que é Nísia Floresta, momento em que recebemos escritores de todo o Brasil. No Natal montamos o presépio natalino na praça, portanto mostramos para a população toda a nossa cultura por meio desses eventos. Foi aqui onde teve início a Campanha da Fraternidade, e esse marco histórico eu penso em explorar com o propósito de promover o turismo religioso para a nossa cidade”, ressaltou.

Em seguida o prefeito e a vice-prefeita partiram o bolo alusivo aos 166 anos de emancipação política do município, que foi compartilhado com a população presente ao acontecimento.

A festa preparada pela Prefeitura Municipal fez alusão ao ano de 1852, quando o povoado que pertencia ao município de São José de Mipibu tornou-se emancipado administrativamente com o nome de Vila Imperial de  Papary, posteriormente Vila de Papary, e atualmente Nísia Floresta, homenageando a filha mais ilustre do lugar, que nasceu no Sítio Floresta, no ano de 1810.

Durante toda a noite filhos de Nísia Floresta e de cidades da região brindaram o momento idealizado pelo prefeito Daniel Marinho, que além de enaltecer a história do município aquece o comércio local com o evento que na sua II edição promete crescer a cada ano.

O ponto alto da festa social ficou por conta da apresentação do compositor e sanfoneiro, Giannini Alencar, que prendeu a atenção do público durante a apresentação.

Além da vereadora Polyana Dias, presidente da Câmara Municipal compartilharam o momento com o prefeito Daniel Marinho e a vice-prefeita Hallina Dantas, os vereadores Nêgo de Batista, Marcelo Mesquita, Zé Nilton e Luiz Henrique, além de secretários municipais e demais auxiliares do governo municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo