‘MISSÃO CUMPRIDA’ ANUNCIA TRUMP APÓS LANÇAR 105 MÍSSEIS CONTRA A SÍRIA

 Trump agradece cooperação da França e Reino Unido em ataque contra Síria

Foto: Omar Sanadiki/Reuters – Bombeiro sírio apaga chamas em centro de pesquisa científico destruído após ataque de EUA e aliados

O presidente norte-americano, Donald Trump, agradeceu neste sábado (14) em postagem no Twitter a “sabedoria” e o poder militar da França e Reino Unido no ataque conjunto contra a Síria, realizado na noite anterior. A ofensiva norte-americana foi orquestrada após controvérsias envolvendo o uso de armas químicas pelo regime de Bashar al-Assad.

Segundo o Exército sírio, o ataque deixou três civis feridos após alguns mísseis que estavam indo para uma posição militar em Homs serem desviados de sua trajetória. O Pentágono, por sua vez, diz que não há vítimas.

Trump continuou: “Estou muito orgulhoso do nosso exército que será, depois de investidos bilhões de dólares aprovados, o melhor que o nosso país já teve. Não haverá nada, ou ninguém, sequer próximo!”

Enquanto Trump comemora, a Rússia chamou uma reunião no Conselho de Segurança da ONU, que será realizada na tarde deste sábado (14). Também o presidente russo Vladimir Putin disse em pronunciamento que o ataque foi uma “agressão a um Estado soberano”. Putin afirmou ainda que os Estados Unidos pioram ainda mais a crise humanitária na Síria.

 “Com as suas ações, os EUA pioram ainda mais a catástrofe humanitária na Síria. Eles levam sofrimento para a população civil e toleram os terroristas que torturam há sete anos o povo sírio”, disse Putin, em comunicado divulgado pelo Kremlin.

A investida contra a Síria foi anunciada pelo próprio Donald Trump em pronunciamento na Casa Branca, na noite de sexta-feira (13), como resposta ao suposto ataque químico contra a cidade síria de Duma no último fim de semana. O regime sírio nega o uso de armas químicas.

As forças aéreas e marinhas dos EUA, França e Reino Unido lançaram os primeiros ataques por volta das 21h de Washington (22h, no horário de Brasília, já madrugada na Síria).

oto: Hassan Ammar / AP Photo – Imagem resposta antiaérea da síria contra ataque conjunto de EUA, Reino Unido e França

Três alvos foram atingidos, segundo o Pentágono: um centro de pesquisa e produção de armas químicas e biológicas em Damasco, um armazém de armas químicas em Homs, a leste de Damasco – onde os EUA acreditam que havia estoques de gás sarin – e uma base na mesma cidade que também teria armas químicas. Não há registro de vítimas civis, ainda conforme o Departamento de Defesa dos EUA.

Os sistemas de Defesa sírios reagiram, atingindo 13 mísseis em Al Kiswah, nos subúrbios de Damasco.

Do G1/Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo