MONTE ALEGRE – PRESIDENTE TOINHO ANANIAS PARTICIPOU DE ENCONTRO PARA GESTORES PROMOVIDO PELO TCE/RN

A presença do vereador Toinho Ananias, na presidência da Câmara Municipal de Monte Alegre, a cada dia que passa se configura como o marco do início da modernidade na gestão da Casa do povo de Monte Alegre. Com a utilização de tecnologia de ponta e a presença de servidores qualificados, a Câmara Municipal mantém em tempo real informações que abastecem bancos de dados de distintos órgãos fiscalizadores.

Atento a todo e qualquer momento que possa melhorar os trabalhos na Câmara o presidente Toinho Ananias não mede esforços e nem economiza tempo na busca de novas informações. Nos dias 19 e 20 deste mês o presidente e servidoras da Câmara Municipal participaram do Encontro Regional para Gestores Públicos Municipais, que abrangeu 68 municípios do pólo Natal e Parnamirim, em evento realizado no anfiteatro de Parnamirim, promovido pelo Tribunal de Constas do Estado – TCE/RN.

Para este ano o tema central das apresentações foi a “execução da despesa pública e orçamentária sob a ótica da ordem cronológica de pagamento”. “Trata-se de um tema importante para os cidadãos e também gestores”, enfatizou o presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, na abertura do encontro, que também contemplou municípios dos pólos de Santa Cruz, Mossoró e Martins, atingindo assim todo o Estado.

Na oportunidade o presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, fez uma breve contextualização sobre a missão da corte de contas, o trabalho que é realizado e os resultados alcançados, apresentando dados disseminados na cartilha “Conhecendo o TCE-RN”, destacando que na atuação em apenas cinco processos a instituição gerou uma economia que representa cinco vezes a mais do que o seu orçamento anual. “O TCE-RN tem o menor limite per capita entre os tribunais de contas do país. Nosso custo é de apenas 0,7% do orçamento público”, destacou, lembrando que além do controle orçamentário, a instituição atua com ações como o acompanhamento do Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM, que busca colaborar na melhoria da gestão pública, e na realização de eventos de capacitação, como o executado pela Escola de Contas, entre outros.

Na mesa de abertura dos trabalhos, além do presidente do TCE e do prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, foram registradas as presenças dos conselheiros Paulo Roberto Chaves Alves, diretor da Escola de Contas, e Renato Costa Dias, diretor da Ouvidoria de Contas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo