O DOMINGO DE TRABALHO DO PREFEITO ARLINDO DANTAS

No auge dos seus 74 anos, o prefeito de São José de Mipibu, Arlindo Dantas, entra com os pés e as mãos no que sabe fazer melhor, trabalhar. Não importa se é durante o dia, de noite ou na madrugada, se é fim de semana ou feriado, para ele o trabalho não pode parar, como aconteceu durante todo o dia deste domingo(5), quando entrou trabalhando uma semana na outra para concluir a instalação de duas novas bombas para fazer a drenagem das águas das chuvas.

Em decorrência do aumento no volume das águas captadas das recentes chuvas, e preocupado com a segurança da população residente no entorno da avenida Avelino Dantas, área que no passado ficava completamente inundada com a chegada das chuvas, o “prefeito operário” de São José de Mipibu triplicou a capacidade de escoamento das águas instalando duas novas bombas, cada uma  com a mesma capacidade de vasão da bomba anteriormente instalada, que dá vasão de 400 mil litros de água por hora.

De acordo com o prefeito as três bombas vão trabalhar obedecendo um sistema integrado de bombeamento de acordo com o aumento no volume das águas armazenadas. Para cada dos metros de Lâmina de água uma bomba passa a ser acionada. Se a invernada for grande as três bombas trabalham simultaneamente drenando todo o líquido, evitando qualquer possibilidade de inundação na área.

Ainda de acordo com o prefeito Arlindo Dantas e o secretário de Obras do Município, Daltro Emerenciano, aproximadamente 50 milhões de litros de água ocupam o espaço da terceira lagoa de captação. Com o funcionamento das três bombas mais de 1 milhão de litros do líquido armazenado são drenados a cada hora de funcionamento das bombas, o que se assemelha a quantidade de águas transportadas por 120 caminhões pipa a cada uma hora.

Para o prefeito Arlindo Dantas com a operacionalização dos três equipamentos dificilmente a lagoa de captação localizada nas imediações do Conjunto Habitacional Ariane volte a transbordar, como acontecia anteriormente. “Quando assumi o governo municipal no ano de 2013 presenciei um quadro de humilhação e sofrimento vivido por algumas famílias que residem no entorno desta área, a partir daquele momento dediquei todos os esforços para tirar aquele povo do sofrimento de ter que conviver com aquela situação ano após ano. Hoje eles podem dormir em paz, o trabalho está feito”, enfatizou.

Na invernada do ano de 2013 o prefeito Arlindo Dantas se deparou com o caos que se instalou na avenida Avelino Dantas, onde um condomínio recém inaugurado foi invadido pelas águas das chuvas que transbordaram de uma lagoa de captação construída pelo setor de engenharia do Exército, que não conteve o volume das águas derivadas dos bairros Tancredo Neves, Pau Brasil e Bairro Novo.

Na tentativa de acabar com a aflição dos moradores do entorno daquela área, o prefeito adentrou a noite daquela invernada monitorando o trabalho de abertura de canais de emergência para desviar o curso das águas que ameaçavam derrubar dezenas de residências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo