PREFEITURA DE BREJINHO PROMOVE NOVAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Visitas domiciliares e trabalhos de conscientização estão entre as principais atividades

Na guerra permanente contra o mosquito aedes aegypti, a Prefeitura de Brejinho, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, vem promovendo ações no município para reforçar medidas contra proliferação de doenças, uma ação educativa de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zica Vírus.

Os  Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os  Agentes de Combate às Endemias (ACE)  intensificaram nos últimos dias as ações de controle e combate ao mosquito Aedes Aegypt . As residências estão sendo visitadas  com foco nas atividades que envolvem a eliminação de criadouros, a aplicação de inseticida, entre outras ações.

As equipes de endemias e agentes comunitários de saúde orientaram a população para os cuidados com potes, tambores, tanques, garrafas, vasilhames e materiais plásticos que são os principais depósitos onde são encontrados focos do vetor. É orientado que, pelo menos uma vez por semana, o dono do imóvel faça uma supervisão na sua casa para eliminar os recipientes que acumulam água. Além disso, também é necessário fazer a remoção do lixo que fica acumulado no quintal, colocando-os em recipientes adequados e levando-os à calçada no dia programado para a coleta.

Dentre as medidas está o reforço nas inspeções de imóveis, em que os Agentes orientam a população para manter a caixa d’agua sempre fechada com tampa ou telas adequada . O mosquito aedes aegypti gosta de ambientes quentes com água parada para se reproduzir.

Confira as orientações da Secretaria Municipal de Saúde sobre os cuidados que o cidadão deve adotar para proteger a família, prevenir a doença, e evitar a proliferação de criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika:

– Evitar o acúmulo de lixo e entulhos nos quintais;
– Deixar sacolas e recipientes com lixos fechados;
– Manter as caixas d’água, galões, tonéis ou tambores sempre vedados;
– Remover a sujeira das calhas e ralos;
– Não deixar pneus com água e em lugares descobertos;
– Deixar garrafas ou baldes com a boca para baixo;
– Verificar bandejas de ar-condicionado e geladeiras mantendo-as limpas e sem água;
– Colocar areia até a borda nos pratos de vasos de flores e plantas;
– Manter vasos sanitários sem uso fechados;
– Tratar a água de piscinas e fontes uma vez por semana;
– Esticar lonas para não formar poças;
– Lavar os recipientes de água dos animais e aves com esponja e sabão;

– Coloque em saco de lixo todo objeto que possa acumular água: embalagens, latas, copos, garrafas vazias, e tampas. Mantenha a lixeira tampada.

GOVERNO QUE TRABALHA, MOSTRA O QUE FAZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo