COPA DO MUNDO 2018 – TUDO SOBRE O CENÁRIO DE BRASIL X COSTA RICA

 

Foto: Divulgação

A Seleção Brasileira volta a campo nesta sexta-feira (22), às 9h (de Brasília – 15h na hora local), para enfrentar a Costa Rica pela segunda partida do Grupo E da Copa do Mundo FIFA Rússia 2018, no Estádio São Petersburgo, na cidade de São Petersburgo.

Fundada em 1703 pelo czar Pedro, o Grande, São Petersburgo é comumente referida como “segunda capital” ou até “a capital do norte”. Erguida como uma fortaleza na entrada do Rio Neva, foi capital do país entre 1712 e 1918. Segunda maior cidade da Rússia em termos demográficos e em dimensões geográficas, possui 5,3 milhões de habitantes e se encontra a 678km de Moscou. Eleita em 2017 o melhor destino turístico da Europa, o centro histórico da cidade é reconhecido como Patrimônio Histórico da Humanidade da UNESCO. Com cerca de 7 milhões de visitantes por ano, é a cidade mais visitada da Rússia. Com mais de 100 ilhas e 64 canais, é chamada de a “Veneza do Norte”.

Depois do empate por 1 a 1 com a Suíça na estreia brasileira no torneio, a Canarinho vai buscar sua primeira vitória no Mundial no gramado do segundo maior estádio da Copa. Construído especialmente para a competição e com capacidade para mais de 68 mil torcedores, o Estádio São Petersburgo é o cenário ideal para o Brasil absorver a energia das arquibancadas e conquistar o primeiro triunfo no Mundial.

 

O Estádio São Petersburgo foi erguido na ilha de Krestovsky, no local onde se encontrava o antigo Estádio Kirov, à época um dos maiores da Rússia, comportando cerca de 110 mil espectadores. O projeto é assinado pelo arquiteto japonês Kisho Kurosawa.

O design do complexo simula uma espaçonave recém-chegada às margens do Golfo da Finlândia. O estádio é constituído por sete andares e alcança 79 metros de altura. Um gigantesco domo, apoiado por oito mastros, decora a parte superior do Estádio São Petersburgo. A fachada é composta por enormes painéis, responsáveis pelo tom cinza-prateado da estrutura. Projetado como uma arena multiuso, o estádio é equipado com um teto retrátil e um gramado móvel, que pode ser recolhido para as dependências externas do complexo através de motores elétricos e travesseiros de ar. 

Durante a Copa do Mundo FIFA Rússia 2018, o Estádio São Petersburgo será palco de sete partidas. Além da partida entre Brasil e Costa Rica nesta sexta-feira (22).

Com informações da CBF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo