SÃO JOSÉ DE MIPIBU ABRE OS FESTEJOS DOS PADROEIROS SANT’ANA E SÃO JOAQUIM

A comunidade Cristã de São José de Mipibu prestigiou na noite desta segunda-feira(16), a abertura da festa dos padroeiros da cidade, Sant’Ana e São Joaquim. O prefeito Arlindo Dantas participou do hasteamento das Bandeiras seguido do pároco da cidade, padre José Lenilson de Morais, e dos padrinhos da Bandeira de Sant’Ana e São Joaquim, Hemetério e Rosy.

A programação religiosa teve início com uma carreata a partir da capela de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Tancredo Neves, percorrendo as principais ruas da cidade, finalizando na Igreja Matriz com a pregação de Ednaldo Guedes Dantas, da Coordenação da Patoral do Dízimo Arquidiocesano.

Além do aspecto religiosos  a Festa dos Padroeiros de São José de Mipibu é marcada por momentos de cultura e interação social. Todas as noites, após a missa acontecem apresentações culturais no pavilhão instalado na Praça do Cruzeiro, local onde são realizadas apresentações musicais ao vivo em diferentes estilos, atividades folclóricas, além de outras atrações como exposição de produtos artesanais e barracas com comidas típicas da região.

Após a solenidade de hasteamento das Bandeiras as imagens dos Santos Padroeiros foram recebidos no interior da Igreja, onde foi celebrada a missa com o tema “Dízimo, corresponsabilidade por uma Igreja missionária”.

O prefeito Arlindo Dantas, devoto de Sant’Ana e São Joaquim, se posicionou juntamente com os fieis para assistir a celebração da primeira noite de festa religiosa em São José de Mipibu.

A festa dos Santos Padroeiros de São José de Mipibu tradicionalmente reúne famílias de todas as comunidades do município e de cidades vizinhas. A formação religiosa do povo mipibuense se deu com a chegada dos Capuchinhos, no final do século XVII até o ano de 1762, quando foi instalada a Vila de São José do Rio Grande. Depois, com a saída dos Capuchinhos, a coordenação dos destinos religiosos da comunidade foi assumida pelos próprios nativos.

Com o templo lotado e uma multidão concentrada na frente da Matriz, o pároco Lenilson Morais falou de perdão, de paz e justiça social para todos, encerrando os agradecimentos dando vivas para os santos padroeiros, Sant’Ana e São Joaquim.

A festa de Santana e São Joaquim, padroeiros de São José de Mipibu, acontece no período de 16 a 26 de julho. Neste ano, o tema: “Dízimo, corresponsabilidade por uma Igreja missionária” vai nortear as reflexões durante o novenário. No período festivo diariamente às 05:00 horas haverá caminhada penitencial e missa. Também serão desenvolvidas várias atividades sócio-culturais no centro da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo