IFRN INICIA INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DO CENTRO DE TECNOLOGIA MINERAL

CTM funcionará em Currais Novos, através de parceria entre IFRN, Funcern, Fapern e Fundação Gorceix

 

Com o intuito de ampliar o setor tecnológico e produtivo de mineração no Rio Grande do Norte, o IFRN iniciou, na semana passada, de 20 a 24 de agosto, a instalação da mini planta de operação de processamento e análise de minerais. O equipamento, um dos 6 existentes no país, foi instalado no prédio que funcionará o Centro de Tecnologia Mineral (CTM), em Currais Novos. O projeto é uma parceria entre o IFRN, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), a Fundação de Apoio ao IFRN e a Fundação Gorceix – da Universidade Federal de Ouro Preto.

CTM

Localizado na jurisdição do Campus Currais Novos do IFRN, o CTM contará com uma área de aproximadamente 800 m², distribuída em dois laboratórios de pesquisa, uma planta-piloto, uma área de preparação da amostra, seis salas incubadoras, cinco salas para grupos de pesquisa, sala de treinamento, além de um centro de gestão.

Participantes

Para a implementação do CTM, o IFRN movimenta pesquisadores e professores de três campi: Currais Novos, Parelhas e Natal-Central, além da Funcern. Ao todo, o projeto reúne uma equipe multidisciplinar de profissionais, que conta com químicos, engenheiros químicos, engenheiros de minas, geólogos, engenheiro de processo e engenheiro eletricista. As atividades são coordenadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN (Propi).

Referência 

Rodrigo Siqueira, diretor de inovação tecnológica da Propi, destacou o potencial do CT em ser uma referência na extração de vários minerais não só no Brasil, como também no mundo. Ele ainda destacou que o próximo passo é implementar um modelo de gestão comercial e iniciar as operações “É um projeto que envolve pesquisa e muito empenho. Temos profissionais, potenciais, parcerias e instalações de excelência. Nos próximos cinco anos, podemos ser referência brasileira nesse mercado”, revelou.

Com o avanço, o IFRN passará a integrar, junto ao Ministério de Minas e Energias, o ecossistema de mineração no Brasil. Espera-se que o Centro de Mineração contribua com o mercado local, fortalecendo o potencial da mineração potiguar, criando novos vínculos e descobertas.

One response to “IFRN INICIA INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DO CENTRO DE TECNOLOGIA MINERAL

  1. Oi galera, sei que não tem nada a ver com o post. Mas já dá pra ativar o tema escuro no iPhone. Alguém sabe? Grato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo