PADRE VALTAIR LIRA RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO POTIGUAR

Na manhã desta quinta-feira (13), durante sessão solene, o pároco da Paróquia de São Camilo de Léllis, em Lagoa Nova, padre Valtair Lira Lucas, conhecido como “o apóstolo do sorriso”, recebeu da Assembleia Legislativa, o título de cidadão norte-riograndense.  Ao receber a comenda, o reverendo agradeceu a homenagem e destacou o apoio que recebeu da família e amigos ao longo de sua jornada pessoal e religiosa.

“É mais do que pertinente o título de cidadania potiguar que essa Casa concede ao padre Valtair, que tem como marca registrada a pregação da esperança e amor”.

A declaração é do deputado estadual Tomba Farias (PSDB), autor da proposição do título de cidadania norte-rio-grandense para o padre Valtair Lira Lucas, um paraibano que nos anos 80 adotou como a sua terra natal o Rio Grande do Norte, onde exerceu posições de destaque dentro da hierarquia da Igreja Católica Romana.

Diante do plenário repleto de convidados, Tomba Farias fez um breve histórico da trajetória de vida do homenageado, que na década de oitenta mudou-se para a cidade de Parnamirim e chegou a trabalhar como comerciário nas Lojas Americanas, tornando-se em seguida professor concursado.

Trata-se de um homem simples, como os lírios do campo. É através da sua maneira peculiar de exercer o sacerdócio, que ele ganha a confiança e a amizade dos paroquianos”, destacou o parlamentar.

Entre as funções exercidas no âmbito da Igreja Católica, padre Valtair foi pároco de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, cidade natal do deputado.

Tomba Farias enfatizou que desde essa época acompanha o trabalho sacerdotal do homenageado, que, segundo ele, construiu uma história de fé e de missão pastoral no Rio Grande do Norte.

“Padre Valtair, o “Apóstolo do Sorriso”, deixa uma marca diferenciada por onde caminha”, ressaltou em seu discurso.

Homenageado 

Por sua vez, o padre Valtair agradeceu a homenagem e destacou em breves palavras o seu amor pelo Rio Grande do Norte, “a terra que me acolheu”. Ele recordou ainda a época em que conheceu Tomba em Santa Cruz e disse que a iniciativa do parlamentar de construir o Complexo Turístico de Santa Rita de Cássia mudou o perfil da economia da região.

Padre Valtair citou a gratidão como “a mais bela flor do Cristianismo” e falou de pessoas que fizeram e ainda fazem parte de sua vida. Como o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, presente na solenidade. “Tenho profundo respeito e gratidão. Foi uma das pessoas que me ajudou aqui em Natal. Enquanto reitor, me acolheu no Seminário São Pedro, foi ali que ingressei para a vida religiosa”, recordou.

Dom Jaime também falou ao público e ressaltou a satisfação que sente sempre que ouve referências elogiosas ao padre Valtair, cuja postura ética e a imagem de pastor comprometido são sempre destacadas pelos fiéis. O Arcebispo Metropolitano classificou como oportuna e feliz a iniciativa do deputado Tomba Farias, como propositor da homenagem ao sacerdote.

A serenidade do homenageado foi destacada por Dom Jaime.Padre Valtair é uma pessoa que temos necessidade de sua presença. Ele que sempre diz o que precisa ser dito, mas de forma sempre serena e cristã”, finalizou.

Natural de Frei Martinho (PB), padre Valtair Lira Lucas é pároco da Paróquia de São Camilo de Léllis (Lagoa Nova), Chanceler da Cúria (Natal), Membro do Colégio de Consultores, Membro do Conselho Presbiteral, Diretor Espiritual do Seminário de São Pedro, Confessor das Monjas Carmelitas e coordenador do 2º Zonal. Foi ordenado padre em Natal no ano de 1999.

Do Blog Daltro Emerenciano : Ao amigo homenageado, padre Valtair, ex-vigário da Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim, em São José de Mipibu, e sinônimo de bonança entre os homens, os nossos parabéns pela merecida honraria concedida pela Assembleia Legislativa do RN, decorrente de uma proposição do deputado Tomba Farias.

Deixar uma Resposta

Publicidade