PESQUISA IBOPE – BOLSONARO LIDERA COM 26%; CIRO, MARINA, ALCKMIN E HADDAD ESTÃO EMPATADOS EM 2º LUGAR

O Ibope divulgou nesta terça-feira (11) os números da mais recente pesquisa de intenção de voto para presidente da República. O candidato Jair Bolsonaro (PSL) lidera, com 26%, seguido de Ciro Gomes (PDT), com 11%, Marina Silva (Rede), com 9%, Geraldo Alckmin (PSDB), com 9%, e Fernando Haddad (PT), com 8%. A pesquisa foi feita entre os dias 8 e 10 de setembro, após o atentado contra Bolsonaro, e antes da definição de Fernando Haddad no lugar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato a presidente pelo PT, que foi anunciada nesta terça-feira.

Veja os números:

Jair Bolsonaro (PSL): 26%

Ciro Gomes (PDT): 11%

Marina Silva (Rede): 9%

Geraldo Alckmin (PSDB): 9%

Fernando Haddad (PT): 8%

Alvaro Dias (Podemos): 3%

João Amoêdo (Novo): 3%

Henrique Meirelles (MDB): 3%

Vera (PSTU): 1%

Cabo Daciolo (Patriota): 1%

Guilherme Boulos (PSOL): 0%

João Goulart Filho (PPL): %

Eymael (DC): 0%

Branco/nulos: 19%

Não sabe/não respondeu: 7%

Depois do atentado em Juiz de Fora (MG), Bolsonaro subiu quatro pontos nas intenções de voto. Na pesquisa anterior, do dia 5 de setembro, tinha 22%. Ciro Gomes teve oscilação de um ponto para baixo em relação ao último levantamento; e Marina Silva caiu três pontos. Geraldo Alckmin manteve o porcentual da pesquisa anterior. Já Haddad oscilou dois pontos para cima.

Bolsonaro foi atacado na última quinta-feira, 6, enquanto participava de uma caminhada em Juiz de Fora (MG). Os entrevistadores do Ibope foram a campo no período que coincidiu com um aumento expressivo da exposição do candidato do PSL nos meios de comunicação.

O levantamento também captou os efeitos de pouco mais de uma semana de exibição do horário eleitoral gratuito. Apesar de ser o detentor de quase metade do tempo de propaganda no rádio e na TV, Alckmin não cresceu em comparação com a pesquisa anterior.

Na intenção de voto espontânea, em que os entrevistadores não apresentam a opção de nomes dos candidatos, Bolsonaro aparece com 23%, subindo seis pontos em relação à última pesquisa. Lula foi citado por 15% dos entrevistados, uma queda de sete pontos em comparação ao dia 5 de setembro. Ciro aparece com 5%, Haddad, 4%, Alckmin, 4% e Marina, 3%. Amoêdo tem 2% das intenções de voto; Alvaro Dias e Henrique Meirelles têm 1%. Outros candidatos não pontuaram; 18% dos entrevistados disseram que votariam em branco ou nulo e 21% não souberam responder ou preferiram não opinar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo