BABALORIXÁ JOSÉ CLEMENTINO RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO NATALENSE

Por proposição do vereador Ubaldo Fernandes (PTC), a Câmara Municipal de Natal realizou uma sessão solene, nesta segunda-feira (19), para conceder o Título de Cidadão Natalense ao sacerdote da umbanda José Clementino, mantenedor da Cabana Umbandista Pai Joaquim de Angola, pelos seus relevantes serviços prestados à sociedade. Estiveram presentes ao ato solene líderes de religiões de matriz africana, autoridades civis, familiares e amigos do homenageado.

De acordo com o historiador Antônio Holanda, trata-se de preservar as tradições, idiomas, conhecimentos e valores dos primeiros negros africanos trazidos para o Brasil. “As religiões de matriz africana foram incorporadas à cultura brasileira e se tornaram uma importante característica da identidade nacional. Entretanto, o racismo ainda tenta impedir o culto à ancestralidade negra tornando seus adeptos vítimas recorrentes do preconceito e da intolerância”, explicou.

Em seu discurso, José Clementino (85 anos), que nasceu na cidade de Goianinha (RN), agradeceu a distinção e recordou o passado de perseguições religiosas. “Um momento como esse fica ainda mais relevante quando lembro da luta que enfrentamos para termos o direito de expressar nossa fé religiosa. O gesto deste parlamento que representa o povo natalense reforça essa luta. Estou feliz e honrado com o carinho de todos”, concluiu emocionado.

Deixar uma Resposta

Publicidade