II JOGOS PARADESPORTIVOS DO NATAL ACONTECEM NESTE FIM DE SEMANA

A capital potiguar vai receber, neste fim de semana, a segunda edição dos Jogos Paradesportivos do Natal. A iniciativa, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) com apoio de entidades paradesportistas, é fruto da Lei nº 6.507/14, de autoria da vereadora Júlia Arruda, e tem o objetivo de valorizar o paradesporto, além de estimular a inclusão de pessoas com deficiência através do esporte. O evento vai contar com competições de goalball, bocha paralímpica, futebol para amputados, halterofilismo, tênis de mesa e corrida de rua. A programação é gratuita e aberta ao público.

Na quinta-feira (8), às 15h30, será realizada a abertura oficial no Palácio dos Esportes, com a participação dos paratletas, treinadores e instituições que militam na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

No mesmo local, na sexta (9) à tarde, acontecerá o Fórum do Paradesporto, realizado paralelamente aos Jogos com o objetivo de capacitar estudantes das áreas de Saúde e Educação Física para atuarem no evento, além de despertar nos universitários o interesse na área, através de conhecimento técnico e experimentação.

Já no sábado (10), também no Palácio dos Esportes, acontecem as provas de Goalball, às 9h, e Halterofilismo, às 14h, e no Campo de Futebol Society Brasília Teimosa, às 15h, o jogo de Futebol para amputados.

No domingo, a partir das 7h, acontecem a corrida infantil e as provas de Bocha e Tênis de mesa. “É uma oportunidade para Natal valorizar os grandes nomes que temos no paradesporto e, quem sabe, promover o surgimento de outros talentos. Mas é, acima de tudo, um momento para promover cidadania e inclusão através do esporte, para mostrar que a pessoa com deficiência é capaz”, destacou a vereadora Júlia Arruda, autora da proposição.

Objeto da Lei nº 6.507, o projeto é fruto de uma luta que vem desde 2014, quando a vereadora, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, apresentou a proposta na Câmara Municipal de Natal. Anualmente, Júlia também destina recursos no Orçamento para realização do evento. “Em 2018, destinamos R$ 100 mil na Lei Orçamentária, e para 2019 também já garantimos emenda para esse evento pioneiro em Natal e que tem tudo para integrar definitivamente o calendário esportivo da nossa cidade”, concluiu Júlia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo