NÍSIA FLORESTA – PREFEITURA INICIA A CAMPANHA “TODOS POR UMA INFÂNCIA SEM RACISMO”

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado na última terça-feira (20), a Prefeitura Municipal de Nísia Floresta, por meio da Secretaria Municipal de Educação e  da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social, e também do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e Conselho Tutelar, promoveu  um dia de ações artístico-culturais que marcaram a edição local da campanha  “Todos Por Uma Infância Sem Racismo”.

A campanha desenvolvida em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), contou com a presença do prefeito Daniel Marinho e teve seu início no período da manhã na Escola Municipal Yayá Paiva, onde houve apresentações de alunos, apresentações do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), e da Banda Pau e Lata do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos(SCFV), da comunidade de  Campo de Santana.

O prefeito Daniel Marinho destacou a importância da campanha e lamentou que muitas crianças e adolescentes ainda vivam em contextos de desigualdades. ” Muitas crianças e adolescentes  ainda sofrem discriminação e com certeza, isso tem repercussão no desenvolvimento delas. Precisamos eliminar  todas as formas de racismo, sobretudo, na infância e adolescência”, ressaltou.

No período da tarde, no Ginásio Poliesportivo Agripino Marques de Carvalho, os destaques ficaram para as crianças da Biblioteca Comunitária Dona Mariinha, para o Pastoril da Escola Municipal Maria Dolores, para o Carimbó dos Idosos de Campo de Santana, para a Roda de Capoeira e Desfile da Escola Municipal Aurora Costa de Carvalho, além da participação dos integrantes do Aldeamento Toré Potiguara – da cidade de Canguaretama.

O esporte também foi destaque do período da tarde com partidas de futsal e um torneio de Jiu-Jitsu envolvendo crianças e adolescentes.

Durante todo o dia uma equipe de saúde esteve de prontidão com orientação de higiene bucal e aferição de pressão arterial, além de realizar a abertura da Semana do Bebê. Outro serviço que ficou disponível ao público durante todo o evento foi a Tenda Literária.

Além do prefeito Daniel Marinho, o  evento contou com a participação da secretária  de Educação,  Valéria Aquino; da secretária de Assistência Social, Elaine Bezerra; da secretária de Administração, Cassia Marinho, servidores da Saúde, representantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Com a campanha “Por uma Infância sem Racismo”, o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, e seus parceiros fazem um alerta à sociedade sobre os impactos do racismo na infância e adolescência e a necessidade de uma mobilização social que assegure o respeito e a igualdade étnico-racial desde a infância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo