SÃO JOSÉ DE MIPIBU – PREFEITO ARLINDO DANTAS VAI ABRIR FESTIVIDADES DO NATAL E ANO NOVO

Fotos: Ilustrativas

O prefeito de São José de Mipibu, Arlindo Dantas, vai participar na próxima sexta-feira, dia 14, da abertura da programação alusiva às festividades de Natal e Fim de Ano, eventos socioculturais promovidos pela Prefeitura Municipal por meio da secretaria Municipal de Cultura.

O evento vai ser marcado com um desfile que vai percorrer o centro da cidade com a participação de figuras que compõem narrativas sobre a história do nascimento de Jesus Cristo, e corroboram com a magia do espírito natalino.

Os Três Reis Magos, na tradição da religião cristã, são personagens que teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes. Foram mencionados apenas no Evangelho segundo Mateus, onde se afirma que teriam vindo “do leste” para adorar o Cristo, “nascido Rei dos Judeus”. São figuras constantes em relatos da natividade e nas comemorações do Natal.

No enredo o desfile vai simbolizar o encanto do período natalino, momento em que são praticados costumes populares que incluem a troca de presentes, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes; incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas e guirlandas, visco e presépios. Além disso, o Papai Noel é uma figura mitológica popular em muitos países, associada com os presentes para crianças.

Após o desfile o bom velhinho vai receber as crianças numa casinha erguida no espaço denominado Aldeia Natalina, cenário que descortina as mais importantes edificações da cidade, tais como a Igreja Matriz e a Escola Estadual Barão de Mipibu, berços da cultura e da religiosidade do povo mipibuense.

Papai Noel é uma figura lendária que em muitas culturas ocidentais traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro, ou no Dia de São Nicolau (6 de dezembro).

O personagem foi inspirado em São Nicolau, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.

No centro da cidade, no largo do Barão, crianças vão ser brindadas com o Presépio de Natal em tamanho natural, que extrai das páginas da Bíblia a história do nascimento de Jesus cristo, salvador universal.

Os evangelhos de Lucas e Mateus contam que Jesus nasceu em Belém, na província romana da Judeia de uma mãe ainda virgem. No relato do Evangelho de Lucas, José e Maria viajaram de Nazaré para Belém para comparecer a um censo e Jesus nasceu durante a viagem, numa simples manjedoura.  Anjos o proclamaram salvador de todas as pessoas e pastores vieram adorá-lo. No relato de Mateus, astrônomos seguiram uma estrela até Belém para levar presentes à Jesus, nascido o “rei dos judeus”. O rei Herodes ordenou em seguida o massacre de todos os garotos com menos de dois anos da cidade, mas a família de Jesus conseguiu escapar para o Egito e, depois que Herodes morreu, voltou para Nazaré.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo