ECLIPSE TOTAL DA LUA NESTA NOITE SERÁ O ÚLTIMO ATÉ 2021

Foto: Getty Images / Eclipse lunar de 2014 deixou a lua ‘laranja’

Os céus do Brasil terão nesta noite uma oportunidade para quem curte fenômenos astronômicos. Nesta madrugada de domingo (20) para segunda (21), ocorrerá um eclipse lunar total que poderá ser visível em todo o país. O evento ainda ocorrerá durante a fase de aproximação da Lua com a Terra, conhecida como Superlua.

O fenômeno será o último total até o ano de 2021, o que faz esse evento atrair ainda mais interesse. A lua cheia estará na sombra da Terra entre 01h34 e 04h51 no horário de Brasília da madrugada do dia 21 (de domingo para segunda).

Durante o espetáculo, a lua costuma ficar avermelhada. Isso ocorre porque os raios do sol não a alcançarão diretamente e, em vez disso, uma pequena parte dos raios vermelhos se filtrará através da atmosfera da Terra e se refratará sobre a Lua.

O eclipse lunar ocorre quando a Lua é encoberta pela sombra da Terra passando em frente ao Sol. Na primeira hora do fenômeno, nosso satélite natural será “comido” pelo lado esquerdo.

O eclipse será total a partir das 2h41 do horário de Brasília, segundo os horários fornecidos pela Nasa. Até o ano de 2021 ocorrerão outros eclipses lunares, mas apenas parciais – ou seja, só parte da Lua ficará coberta.

Para ver o eclipse, não é necessário nenhum aparelho especial. Basta que você esteja em algum espaço ao ar livre e que o céu não esteja nublado.

Com informações da AFP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo