SISTEMA DE SAÚDE ADOTADO EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU É REFERÊNCIA PARA O RN

Foto: autoridades de são Gonçalo do amarante no gabinete do prefeito Arlindo Dantas

O sistema de saúde pública implantado no município de São José de Mipibu vem sendo referência para outros municípios do RN. Na manhã desta quarta-feira(09) o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio de Medeiros, mais conhecido por Paulinho, juntamente com o secretário de Saúde Jalmir e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde da terra que abriga o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, inaugurado em 2014, foram recebidos pelo secretário municipal Jefferson Oliveira, titular da pasta da Saúde em São José de Mipibu.

Durante o encontro os representantes de São Gonçalo do Amarante receberam do técnico mipibuense informações sobre a aplicação de recursos e estratégias que facilitam a gestão no âmbito dos serviços em saúde pública ofertados pelo sistema Único de Saúde – SUS.

Foto: Prefeito recebendo informações sobre o funcionamento do vídeo endoscópio.

Acompanhados do  ex vice-governador Fábio Dantas, que quando secretário de Saúde na primeira gestão do prefeito Arlindo Dantas deu início ao processo de avanços que atualmente colocam São José de Mipibu em destaque no estado, o prefeito Paulinho visitou o Centro de Referência João Berckmans Dantas, que atende demandas em consultas especializadas e realização de exames complexos.

Foto: Sala do mamógrafo doado pelo mandato da deputada estadual Cristiane Dantas.

Recentemente, por meio do mandato da deputada estadual Cristiane Dantas o Município disponibilizou à população mipibuense e de outras cidades da região um equipamento para realização de exames de mamografia. O mamógrafo custou ao poder público municipal valor superior a R$ 200 mil, quantia encaminhada por meio de emenda do mandato da parlamentar.

Foto: Recepção do Centro de Referência João Berckmans Dantas.

Além de possuir uma estrutura nova o Centro de Referência Especializado disponibiliza equipamentos de raio x novos e modernos, sistema de vídeo endoscopia flexível, equipamento de ultra sonografia e  ecocardiograma com sistema doppler, cadeira oftalmológica e diversos equipamentos de diagnóstico em oftalmologia, eletroencefalógrafo, Eletrocardiógrafo, eletroneuromiógrafo, laringoscópio, mesa ginecológica elétrica e colposcópio com monitor e câmera.

Em visita ao Centro Especializado em Odontologia – CEO, a comitiva de São Gonçalo do Amarante recebeu informações sobre o funcionamento e diretrizes do órgão que recentemente foi avaliado com nota máxima pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica – PMAQ.

O CEO de São José de Mipibu atualmente dispõe de 11 especialidades que são: Endodontia, Ortodontia, Odontopediatria, Periodontia especializada, Estomatologia , Prótese, Dentística, Raio x, Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, Cirurgias oral maior  e atendimento à pacientes com necessidades especiais.

O Centro Especializado oferece ainda um serviço pioneiro que é o atendimento domiciliar em apoio aos pacientes que são assistidos pelo serviço de atenção domiciliar (SAD), como também aos pacientes portadores de necessidades especiais.

O órgão também disponibiliza para as escolas municipais o serviço de ortodontia na faixa etária dos 11 anos aos 13 anos.

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialização Odontológicas (PMAQ-CEO), homologou a certificação dos Centros de Especialidades Odontológico(CEO), sendo o CEO de São José de Mipibu o único com a nota máxima no Rio Grande do Norte, a conquistar 100% da avaliação.

Inaugurado em 2017 o Centro especializado em Reabilitação – CER, também recebeu a visita do prefeito de são Gonçalo do amarante e comitiva.

O CER oferece serviços de habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência, visando proporcionar aos usuários o desenvolvimento de habilidades funcionais, além de promover a autonomia e independência no contexto social.

A Central de Farmácias também foi apresentada ao gestor de São Gonçalo do Amarante, que recebeu informações sobre o setor que abastece as unidades de Saúde de todo o município.

A última unidade visitada pelas autoridades municipais de São Gonçalo foi a Unidade de Pronto Atendimento – UPA Geraldo de Souza, que atende as demandas da população de São José de Mipibu e dos municípios de Nísia Floresta e Senador Georgino Avelino, nos serviços de atendimento de urgência e emergência traumáticas e não traumáticas, além de proporcionar a realização de exames laboratoriais, eletrocardiográficos e radiológicos para diagnosticar situações de urgência e emergência

A UPA Geraldo de Souza também disponibiliza uma central de ambulâncias que atende chamadas da população pelo telefone 3273 3468, ofertando três ambulâncias doadas ao município por meio do mandato da deputada estadual Cristiane Dantas( PPL), sendo uma delas equipada com UTI.

Depois de conhecer o mecanismo, funcionamento e a estrutura do sistema de saúde oferecido ao povo mipibuense e região de São José e Mipibu, o prefeito Paulinho agradeceu o acolhimento recebido por parte da equipe técnica de São José de Mipibu. ” parabenizo a todos vocês pelo empenho, zelo e compromisso com o bem estar do povo de São José de Mipibu, compromisso igual também adotamos em São Gonçalo do Amarante”, ressaltou o prefeito.

Deixar uma Resposta

Publicidade