BREJINHO – POPULAÇÃO COMEMORA O 56º ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO MUNICÍPIO

A população de Brejinho, distante 57 km de Natal, comemorou com festa cívica e ação de cidadania, nesta quinta-feira(21), 56 anos de Emancipação Política do Município, e 08 anos da Paróquia de Nossa Senhora das Dores.

A abertura da festa ocorreu às 06:00 horas com uma alvorada, seguida de uma programação que envolveu atividades esportivas, cívicas e sociais, finalizando com uma missa na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, no centro da cidade, às 19:00 horas.

O prefeito João Gomes, que determinou-se a valorizar os fatos que fazem a história do município, foi aplaudido pela população presente ao evento quando expressou sentimentos de amor à terra onde nasceu, como também destacou a importância da comemoração alusiva ao reconhecimento de Brejinho como município emancipado.

Ainda durante o pronunciamento o gestor que é presidente da Associação dos Municípios do Litoral e Agreste Potiguar – AMLAP, destacou o empenho do poder Executivo em promover as mudanças esperadas pela população, além de valorizar os servidores públicos, que estão com os salários em dia, e promover ações inovadoras na Saúde, Educação, Esporte, Agricultura, Assistência Social, e na infraestrutura de Brejinho.

Atendendo o chamamento do prefeito João Gomes, moradores de todos os recantos de Brejinho prestigiaram o acontecimento e participaram do café da manhã servido em praça pública.

Ainda durante o período da manhã a população brejinhense foi brindada com apresentações cívicas e culturais, envolvendo talentos artísticos do município.

Encerrando a programação matutina o prefeito João Gomes participou da abertura do Torneio Municipal, realizado no Estádio Municipal Ulisses de Menezes Cavalcante, que reuniu atletas amadores de todo o município.

No período da tarde várias ações foram realizadas no centro da cidade, a exemplo de um forró com o “Trio Pé de Serra”, além da distribuição de brindes, cestas básicas e um bingo que também foi coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Um dos momentos marcantes foi o espetáculo “Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Bom”, encenado no Teatro Municipal Sinésio José Chacon, no centro da cidade. A peça teatral que remete aos valores da família e os cuidados com a natureza lotou o espaço reservado à cultura brejinhense.

A festa de Emancipação Política foi encerrada com a celebração de uma santa missa na Paróquia de Nossa senhora das Dores, presidida pelo padre Edvaldo Alexandre.

O município de Brejinho foi emancipado de Santo Antônio por meio da Lei nº 2.833, de 21 de março de 1963, limitando-se com os municípios de Monte Alegre (norte), Jundiá (leste), Passagem (sul) e Santo Antônio e Lagoa de Pedras (oeste).

Historiadores afirmam que o nome do local tem origem nos pequenos brejos que constituem a geografia do local. De acordo com Câmara Cascudo, Brejinho era chamado primeiramente de Abrejava, nome do olho d’água que formava os brejos. Mas, por ser pequeno, passou a ser conhecido definitivamente como Brejinho.

Situado no Agreste, desde o início o povoado se destacou no setor agrícola, na produção de coco, cana-de-açúcar, frutas tropicais e mandioca (principalmente a produção de sua farinha, conhecida em todo o estado). Sua padroeira é Nossa Senhora das Dores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo