‘NÚMERO 2’ ANUNCIA SAÍDA DO MEC OITO DIAS APÓS SER INDICADA

Há exatamente oito dias após ser anunciada pelo ministro Ricardo Vélez Rodríguez  como nova secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), a educadora  Iolene Lima informou sua saída do cargo – considerado como o “número 2” na hierarquia da pasta.

Na madrugada desta sexta-feira 22, Lima utilizou sua conta no Twitter para comunicar que não faz mais parte da equipe do ministério. Sem apresentar detalhes sobre a motivação da mudança, ela escreveu: “hoje, após uma semana de espera, recebi a informação que não faço mais parte do grupo do MEC”.

A educadora expôs que aceitou o convite para “servir ao país” e “construir um Brasil melhor por meio da educação”, reforçando que deixou um emprego de cinco anos à frente do Colégio Inspire, em São José dos Campos (SP), que ajudou a fundar.

“Diante de um quadro bastante confuso na pasta, mesmo sem convite prévio, aceitei a nova função dentro do ministério”, pontuou Lima, que desejou “boa sorte” para o governo Bolsonaro e o ministro Ricardo Vélez.

Pastora evangélica, Iolene Lima chegou a defender, ao longo da carreira como educadora, que toda disciplina do currículo escolar deveria ser organizada “sob a ótica das escrituras”, se referindo a passagem bíblicas. O ponto de vista gerou resistências entre outros educadores.

“Uma educação baseada em princípios é uma educação baseada na palavra de Deus. Onde a geografia, a história, a matemática vai ser vista sob a ótica de Deus. Então o aluno vai aprender que o autor da história é Deus. O realizador da  geografia foi Deus. Deus fez as planícies, Deus fez os relevos, Deus fez o clima”, disse a pastora em entrevista a um canal evangélico em 2013.

O ministro Ricardo Vélez ainda não se manifestou sobre o novo nome que assumirá o cargo.

Atrito com a bancada evangélica

Na última quinta-feira, deputados da bancada evangélica cancelaram participação em reunião marcada com Vélez – em mais um episódio de desgaste do ministro. Em parceria com outras bancadas, os evangélicos organizam apoio ao senador Izalci Lucas (PSDB-DF), um dos cotados para substituir o atual ministro.

Ricardo Vélez está pressionado em seu posto desde que se indispôs com o  grupo ligado ao escritor Olavo de Carvalho e se envolveu em polêmicas, como determinar que as escolas gravassem os alunos cantando o Hino Nacional e enviassem vídeos ao Ministério da Educação (MEC). A Procuradoria da República do Distrito Federal abriu investigação para apurar se houve improbidade administrativa no caso.

Fonte: Veja.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo