DEPUTADOS RECONHECEM A ORQUÍDEA CATTLEYA GRANULOSA COMO FLOR SÍMBOLO DO RN

Foto; Cultivador Edson Mattos; a diretora de Comunicação da SORN, Wania Barbosa; deputado Ezequiel Ferreira, presidente da Assembleia Legislativa do RN; a diretora de Patrimônio, Gisélia Costa; Drª Tatiana Mendes Cunha, procuradora da Assembleia; e Drª Ana d’Arc Pessoa, também da SORN.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte  aprovou o Projeto de Lei nº 159/18, de autoria do Poder Executivo, que estabelece a Cattleya granulosa Lindl. como a flor símbolo do Estado e institui a Semana Estadual de Conservação, Valorização e Preservação da Orquídea  Cattleya granulosa, a ser realizada anualmente, na última semana do mês de agosto. Essa era uma bandeira da Associação Orquidófila do RN (SORN) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), tendo recebido, no Legislativo, aprovação unânime.

A deputada Cristiane Dantas apresentou o Projeto  na quinta-feira, 25. Ela destacou que a C. granulosa, encontrada na faixa leste da região costeira do Rio Grande do Norte, é a orquídea mais representativa da flora potiguar. No entanto, encontra-se ameaçada de extinção na natureza. A Lei agora aprovada determina que o IDEMA promoverá, doravante, ações voltadas a:

I – fomentar ou realizar congressos, seminários, simpósios, palestras, feiras ou eventos congêneres que abordem temas pertinentes à conservação, valorização e preservação da orquídea Cattleya granulosa;

II – propiciar o envolvimento dos meios de comunicação na produção e divulgação de matérias que favoreçam a informação sobre a importância de se promover a conservação, valorização e preservação da orquídea Cattleya granulosa; e

III – divulgar a flor símbolo do Estado do Rio Grande do Norte em seus documentos oficiais.

NOMEAÇÃO OFICIAL

A nomeação da C. granulosa como flor símbolo do RN será anunciada e festejada na abertura da 5ª Bienal de Orquídeas do Nordeste, promovido pela SORN e demais associações orquidófilas da região, nos dias 23, 24 e 25 de agosto próximo, no Museu Câmara Cascudo (Av. Hermes da Fonseca, 1378, bairro do Tirol, em Natal).

O objetivo do evento é chamar a atenção para a necessidade de preservação das orquídeas endêmicas do Nordeste. A partir daí, pretende-se que haja, em todos os Estados da Região, uma mobilização no sentido de promover a educação e o respeito aos ecossistemas nos quais as orquídeas estejam inseridas. Também é desejo que novos estudos venham a ocorrer na comunidade acadêmica.

O Projeto de Lei encaminhado pelo Governador Robinson Faria e aprovado esta semana vem, ainda, reconhecer e trazer a público a importância das ações, estudos e trabalhos promovidas pela SORN ao longo dos seus 27 anos de existência, valorizando a Associação como parte da cultura de preservação ambiental e conservação da Cattleya granulosa Lindl. no RN.

O Presidente da SORN, Severino Medeiros, saudou a aprovação do projeto como um grande passo no sentido de sensibilizar a sociedade para a preservação dos ambientes costeiros onde ocorre a C. granulosa. Acredita ele que a SORN e o IDEMA deverão aproximar-se ainda mais, lançando-se em novas ações voltadas para a educação ambiental e a preservação dos ecossistemas das áreas de restinga existentes no Rio Grande do Norte.

CATTLEYA GRANULOSA

C. granulosa é originária das áreas litorâneas do Nordeste brasileiro. Seu habitat são às regiões de dunas de influência marinha, especialmente em restingas arbustivas e arbóreas. Hoje, restam poucas populações preservadas, não apenas em razão da coleta irresponsável e criminosa, mas também do rápido avanço da ocupação daquelas áreas.

De acordo com o Prof. René Rocha, em “O ABC do orquidófilo”, o nome granulosa é uma alusão aos salpicos de rosa ou carmesim de suas flores. A planta apresenta caules cilíndricos e longos, de 60 até 150 cm, encimados por duas folhas elípticas com 7 a 16 cm de comprimento.

Ainda segundo o Prof. René, a floração acontece “de setembro a novembro, em algumas regiões, e de maio a setembro em outras. A coloração de suas flores com pigmentos de verde, amarelo e vermelho, que se mesclam e dão origem a várias tonalidades e composições. Apresentam flores marrom-claras e marrom-escuras e até marrom-esverdeadas, mais frequentemente, que contrastam com a cor vermelha e rosa do labelo. São 5 flores por haste, em média, carnudas e de até 10 cm, que duram de 10 a 12 dias”.

One response to “DEPUTADOS RECONHECEM A ORQUÍDEA CATTLEYA GRANULOSA COMO FLOR SÍMBOLO DO RN

  1. Hostaria de saber como iniviaar uma pequena plantacao se orquideas e como conseguir as mudas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo