NATAL- DIRETOR DO DER EMITE NOTA SOBRE AÇÃO QUE MOTIVOU PROTESTOS DE MOTORISTAS DE APLICATIVO

Foto: Reprodução

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagens do Rio Grande do Norte (DER), Manoel Marques, emitiu hoje (14) nota para explicar a ação feita neste sábado (13) que motivou protestos dos motoristas de aplicativo nas proximidades do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do amarante.  Atualmente, os motoristas de aplicativo podem ficar fora do terminal antes do portão de entrada, aguardando o recebimento de chamadas.Apenas taxistas são credenciados para atuar dentro do aeroporto. Segundo os motoristas de aplicativo de transporte como a 99 e a Uber, eles teriam sido impedidos pelo órgão de entrar no local até mesmo para buscar passageiros ou levá-los até o interior do terminal aéreo.

De acordo com  Manoel Marques, diretor do DER, a ação foi educativa e realizada junto a Polícia Militar, com o intuito de orientar motoristas “dos chamados transportes especiais” de como eles se encaixam no Decreto 27045/2017, e que rege os transportes intermunicipais no âmbito estadual e que dá legalidade a quem exercia uma atividade profissional de maneira informal. O decreto regulamentado em setembro do ano passado estabeleceu um prazo de seis meses para entrar em vigor.

“Não se trata, portanto, de uma ação voltada unicamente para os motoristas do aplicativo Uber. Embora não seja de iniciativa da atual gestão, entendemos ser esta uma iniciativa que facilita as fiscalizações, dá mais segurança a motoristas e passageiros, e faz com que esses profissionais trabalhem conforme determina a legislação, afirmou Manoel Marques.

“O Governo está sempre pronto a contribuir com muito diálogo e transparência para que estes prestadores cumpram seu papel de acordo com a regulamentação em vigor”, completou Manoel Marques também criticou vídeo dos motoristas que circulou nas redes socais, e disse que houve edição e não tem veracidade.

Leia nota completa abaixo:

Na condição de diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagens do RN (DER/RN), venho por meio deste prestar o seguinte esclarecimento aos potiguares, sobretudo aos prestadores de serviço e usuários dos chamados transportes especiais, entre os quais os dos aplicativos uber, 99, entre outros:

Neste sábado (13), foi realizada uma ação educativa no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, cujo objetivo era orientar os motoristas dos chamados transportes especiais sobre o decreto 27045 de 2017, que rege os transportes intermunicipais no âmbito estadual e que dá legalidade a quem exercia uma atividade profissional de maneira informal. Não se trata, portanto, de uma ação voltada unicamente para os motoristas do aplicativo Uber. E embora não seja de iniciativa da atual gestão, entendemos ser esta uma iniciativa que facilita as fiscalizações, dá mais segurança a motoristas e passageiros, e faz com que esses profissionais trabalhem conforme determina a legislação.

O decreto foi regulamento pelo DER/RN pela portaria 71 de 12 de setembro passado e estipulou um prazo de seis meses para entrar em vigor. O que isso quer dizer? que eu, enquanto gestor do DER, tenho obrigação de cumprir a legislação e por em prática a portaria.

Não é e jamais será interesse do Governo da professora Fátima Bezerra adotar iniciativas contrárias ao exercício dessa e de qualquer outra prestação de serviço regular. Ao contrário, este Governo está sempre pronto a contribuir com muito diálogo e transparência para que estes prestadores cumpram seu papel de acordo com a regulamentação em vigor.

Ademais, o vídeo editado que circulou na rede de WhatsApp não mostrou, por exemplo, o que falei aos motoristas que estavam no local, sobre a disposição do Governo em facilitar o pagamento das taxas que entrarão em vigor. E que, ao contrário do que estão disseminando, sem o compromisso com a informação verdadeira, as despesas para regularização não chegam a R$ 2 mil.

Manoel Marques
Diretor-geral do DER

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo