EXPLOSÕES EM HOTÉIS E IGREJAS DEIXAM MORTOS E FERIDOS NO SRI LANKA DURANTE A CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA

Igreja de São Sebastião, atingida por explosões em Negombo, no norte de Colombo, no Sri Lanka — Foto: Chamila Karunarathne/AP

Uma série de explosões em hotéis de luxo e igrejas católicas durante a celebração da Páscoa no Sri Lanka deixou 207 mortos e mais de 450 feridos neste domingo (21), segundo o último balanço das autoridades policiais.

Pessoas mortas após atentado em igreja de Santo Antônio em Colombo, Sri Lanka, neste domingo 21). — Foto: AFP

Os atentados foram registrados na capital, Colombo, e nas regiões de Katana e Batticaloa. De acordo com a polícia do Sri Lanka, os primeiros casos ocorreram por volta das 8h45 (0h15, no horário de Brasília) em três hotéis e três templos religiosos que realizavam missas. Mais tarde, outras duas explosões foram registradas na capital, uma delas em outro hotel.

Militares em frente ao Santuário de Santo Antônio, igreja de Kochchikade após explosão em Colombo, no Sri Lanka — Foto: Dinuka Liyanawatte/Reuters

No hotel de luxo Cinnamon Grand, um homem-bomba se fez explodir na fila de clientes que esperava para entrar em um bufê de Páscoa em um restaurante do estabelecimento. “Ele se dirigiu para o início da fila e se explodiu”, relatou um funcionário para a AFP. “Era o caos total”, acrescentou.

Nenhum grupo reivindicou autoria das ações até o momento. Segundo fontes oficiais, ao menos 27 estrangeiros estão entre os mortos.

Sete pessoas foram presas durante uma operação de captura dos suspeitos em Colombo. Dois policiais morreram durante a operação.

Estátua da Virgem Maria quebrada em duas partes é vista em frente ao Santuário de Santo Antônio, igreja de Kochchikade, após explosão em Colombo, — Foto: Dinuka Liyanawatte/Reuters

O que se sabe até agora

– 8 explosões atingiram o Sri Lanka neste domingo

– Ao menos 4 hotéis e 3 igrejas católicas foram alvos

– Atentados ocorreram na capital, Colombo, e em outras duas cidades

– 207 pessoas morreram e mais de 450 ficaram feridas

– Nenhum grupo assumiu a autoria até o momento

– Católicos representam 7% da população

– Governo determinou toque de recolher

– Presidência decretou o bloqueio temporário das redes sociais para impedir a propagação de mensagens falsas

Investigação

O primeiro-ministro, Ranil Wickremesinghe, convocou uma reunião do conselho de segurança nacional em sua casa para o final do dia. “Eu condeno veementemente os ataques covardes contra nosso povo hoje. Eu chamo todos para permanecerem unidos e fortes”, postou no Twitter.

O presidente do Sri Lanka, Maithripala Sirisena, pediu calma ao país. “Por favor, fiquem calmos e não sejam enganados por rumores”, declarou Sirisena, em mensagem à nação.

Sirisena, que se mostrou “em choque e triste com o que ocorreu”, esclareceu que “as investigações estão em curso para descobrir que tipo de conspiração está por trás destes atos cruéis”.

Do G1/Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo