GOVERNO DECIDE CRIAR COMITÊ PARA MONITORAR BARRAGENS DO RN

Foto: Bruno Andrade/BaDroneRN.

O Governo do Estado anunciou que vai instituir um comitê permanente de acompanhamento e monitoramento de barragens do Rio Grande do Norte. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (25) em reunião entre os secretários de diferentes pastas do Poder Executivo.

Participaram do encontro e comporão o comitê o chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves; o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), João Maria Cavalcanti; o diretor-geral do Instituto de Águas do RN (Igarn), Caramuru Paiva; o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Manoel Marques e o coordenador da Defesa Civil estadual, tenente-coronel Carvalho.

O comitê permanente, segundo o Poder Executivo, vai executar as ações emergenciais necessárias para a segurança das barragens em risco e fiscalizar as demais que somam os seis mil reservatórios de pequeno e médio porte. A atuação vai ser pautada com base na Lei Federal 12.334/2010, que disciplina a segurança das barragens em todo o país.

Como prevê a legislação, o Estado vai ampliar o trabalho de fiscalização e classificação de risco das barragens e notificar os proprietários para realizarem os serviços necessários em prazo determinado. Esta medida foi reforçada pelos técnicos da Secretária Nacional de Defesa Civil que estão no Rio Grande do Norte acompanhando e assessorando as ações do Governo.

A legislação também permite que a administração pública promova a cassação de outorga concedida aos proprietários de barragens que não realizam a manutenção. Neste sentido, a Procuradoria-Geral do Estado também vai integrar o comitê permanente.

São Miguel 2

Para a área de risco da barragem São Miguel 2, no município de Fernando Pedrosa, o segundo sangradouro aberto nesta quarta-feira (24), será ampliado ainda nesta quinta-feira (25) para aumentar a vazão. De acordo com o Governo, os proprietários das outras quatro barragens daquela bacia estão sendo notificados para procederem as reparações necessárias em seus reservatórios.

Por: G1 RN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo